sábado, 20 de março de 2010

Poupança fiscal

Garantem quase todos os analistas que, com a entrada em vigor do PEC, vamos passar a pagar mais impostos. Ou ter menos deduções. O que, como os nossos governantes e o PS em geral não se cansam de sublinhar, não é exactamente a mesma coisa. Pois não. Quando muito passaremos a receber uma quantia significativamente menor a título de reembolso do irs. Só um cego – pior, apenas quem sofre de uma cegueira política absoluta – é que não percebe que estamos da presença de algo completamente distinto de uma subida de impostos.
Pode mesmo acontecer o inverso e haver quem pague menos. Suponhamos o caso de um contribuinte – até pode ser um daqueles que não foi aumentado este ano mas deduz menos despesa em irs - que recorre aos serviços de uma oficina de reparação automóvel e o dono, pela primeira vez em muitos anos, faz um preço de amigo. Do género “são cento e cinquenta euros e esquecemos essa coisa da factura”. Logo ali, sem mais aquelas, há dois cidadãos que pagam menos impostos. Não é que eu saiba de alguém que proceda assim – eu ia lá saber destas coisas! – mas desconfio que vai passar a ser, ainda mais, o pão nosso de cada dia.

3 comentários:

  1. Tal e qual e subscrevo o teu ponto de vista!

    ResponderEliminar
  2. Exactamente, pá, como dizia a outra. Só o Trocas-te é que não vê o que vai perder por conta dos recibos que já não vão ser necessários.

    Inteligências!!!

    ResponderEliminar
  3. É tudo a mesma coisa é tirar e tirar mais a quem produz e dar a quem nada faz...
    É a lei do mais fraco, mas até a fraqueza tem limites!
    MFCC

    ResponderEliminar