sábado, 27 de março de 2010

O abanão

O tremor de terra que hoje sentimos foi de baixa intensidade mas, ao contrário do que já vi escrito por alguns sábios comentadores, não me parece que tenha sido apenas mais um dos muitos abalos que acontecem todos os dias e dos quais nem nos damos conta. Verdade que não senti a mesa a que estava sentado a abanar. Tão pouco senti a terra a fugir-me debaixo dos pés. Mas aposso afiançar que as portas e janelas vibraram de forma bastante perceptível o que, também estou em condições de garantir, não acontece com frequência. Contudo o que mais me impressionou foi o imenso barulho originado pelo sismo. Já, ao longo da minha assim não tão curta vida, senti alguns fenómenos destes e jamais algum se assemelhou em tamanha algazarra. Peço, por isso, licença aos especialistas para discordar. Tremores de terra como este não há todos os dias. E se, por acaso os houver, são muitíssimo mais silenciosos. Garanto-vos eu, que apesar de andar por cá há uns anitos ainda estou em muito bom uso. Pelo menos de ouvido.

2 comentários:

  1. Todos os dias e a toda a hora a terra treme, e quase sempre sentem-se os a partir de 4 na escala de Ritcher. Acredito que ainda "estejas em muito bom uso e com uma audição perfeita" mas tudo depende da distância do epicentro do sismo.
    A minha filha mais velha também os sente e eu nunca sinto nada.

    Dos vários que já ocorreram com uma certa intensidade quem dava o alerta era o gato que tive e que viveu 20 anos...parecia doido a miar e segundo os relatos de quem sobreviveu a grandes, antecede um barulho como cavalos a correrem.

    ResponderEliminar
  2. Aqui na santa terrinha não se sente nada deste o fatidico dia 20 de Fevereiro. Bem... sinto todos os dias o mar a bater e faz algum impacto, treme qualquer coisa. Mas não é 1 abanão assim de fazer as janelas tremer...
    MFCC

    ResponderEliminar