sexta-feira, 12 de março de 2010

Passagem estreita

Em Estremoz circulam diariamente pela cidade larguíssimos milhares de viaturas. Não sei se alguém terá estatísticas acerca do número aproximado mas serão, de certeza absoluta, muitas mais do que aquelas que se justificam. É bom não se perder a noção que se trata de uma pequena localidade, que não terá mais do que sete ou oito mil habitantes e que, a andar a pé, se atravessa em vinte minutos.
Tal profusão de automóveis acaba por ter reflexos inevitáveis também para quem se locomove usando os andantes. Há carros estacionados por tudo quanto é sítio – o rossio parece que já não chega ou fica demasiado distante – e nem mesmo a existência de sinalização a proibir o estacionamento parece intimidar o afoito automobilista. A prevaricação e a impunidade de que gozam levam muito boa gente a ignorar o cumprimento das regras de trânsito e, principalmente, do comportamento cívico.
Atente-se no exemplo da fotografia. A carripana está estacionada, na Rua Brito Capelo, em local onde o estacionamento não é permitido. O facto obriga os outros condutores a subir o passeio para poderem circular no local. Já os peões, mesmo aqueles que como eu exibem uma elegância acima da média, não conseguem passar pela calçada e têm de contornar o veículo utilizando a faixa de rodagem. Pior é que o mesmo cenário se repete diariamente a qualquer hora do dia. Ainda não vou tão longe, mas estou tentado a começar a dar razão aos que garantem que isto precisa de um Sandokan em cada esquina…

3 comentários:

  1. o giro é ver o carro da policia a ter que subir também o passeio, para passar, e nem uma advertência sequer!!!!

    mas eu já fui ali multado ( á muitos anos atrás) e em bom da verdade, bem!!! estava a ocupar o lugar imediatamente anterior ao sinal de fim de proibição de estacionar, logo a infringir. Mas nao dificultava a passagem nem de peões nem de outras viaturas, ao contrario do que ali se passa diariamente.

    ResponderEliminar
  2. O civismo e as obras públicas tipicamente portuguesas, mal que existe por todo o lado e depois queixam-se das retaliações.

    UMA VERGONHA NACIONAL a juntar a tantas outras.

    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. é igual em todo o lado...
    Mas também com uma "quase" ruela destas e ainda aberta ao transito?!
    Só se devia efectuar cargas e descargas (se é uma rua de comercio ou de armazens).
    Multas aos perevicadores!
    MFCC

    ResponderEliminar