quarta-feira, 10 de março de 2010

Opiniões irrelevantemente certas. Mais uma vez.

Este é, reconhecidamente, um blogue pouco sério. Se a seriedade imperasse por aqui, não abordava temas associados à governação, às liberdades individuais e às escolhas dos cidadãos (eheh!), ou, embora raramente, ao futebol. A escrita seria antes dirigida a coisas mais sérias como…sei lá…talvez os direitos dos animais, o aquecimento global ou, porque não, as últimas novidades do mundo fantástico e interessantíssimo do wrestling.
Mesmo assim, no meio de tanta alarvidade e de opiniões pouco fundamentadas, dou por mim a constatar que um ou outro bitaite acaba por acertar em cheio. Quando da aprovação da nova lei do divórcio vaticinei, parecia-me por demais evidente, que a litigância e os processos em tribunal aumentariam substancialmente. De pronto houve quem me chamasse burro e que não estava a ver bem a genialidade da legislação produzida pelos deputados da nação. Lembraram-me de imediato que devia aprender a ler e tentar meter na minha cabecinha reaccionária que a separação de um casal deixaria de passar pelos tribunais, o que produziria, garantia um dos inteligentes críticos da minha opinião, um efeito exactamente ao contrário daquilo que eu previa. Constata-se agora que a minha previsão estava correcta. Segundo a comunicação social, só o Tribunal de Família a Menores de Lisboa recebeu mais 586 processos. Ou seja, um aumento de 40 por cento face a 2008.
Por estas, e também por outras, recomendo aos que acham os meus últimos posts uma aberração que contraria todos os ensinamentos das ciências económicas e próprios de um verdadeiro ignorante quanto a estas matérias, alguma contenção nas críticas e, principalmente, muita atenção a alguns sinais que aqui e ali vão surgindo. Nomeadamente a algumas vozes, insuspeitas quase todas, que sugerem prudência quando se fala de cortes nos vencimentos.
Se estiver errado, prometo que daqui por um ano escrevo um post sobre wrestling. Ou sobre moda.

2 comentários:

  1. que a litigância e os processos em tribunal aumentariam substancialmente. De pronto houve quem me chamasse burro e que não estava a ver bem a genialidade da legislação produzida pelos deputados da nação.
    ....................
    pelo que leio de burro não tens nada. O único homem que alterou as leis do Código Civil e penal para bem melhor foi esse grande jurista Laborinho Lúcio e completamente desfeita pelo anterior e actual governo, porque bem ao estilo português "há que dar compadrio político" e "mostrar na UE que não temos assim tantos processos em tribunal.
    É um facto que a actual le retirou e facilitou a vida a muitos no que toca ao divórcio - números que ainda ninguém disse - divórcios feitos no Registo Civil, mas apenas para:
    - quem não tenha filhos menores e
    - quem levou o trabalho de casa no que toca à separação de bens.

    Actualmente num divórcio dos dois géneros, correm três processos: 1º poder paternal, 2º divórcio, 3º divisão dos bens. Tudo isto demora anos e anos e a cebolada é de tal ordem, que "separados, com a criança muxila "já arrumadinha mas servindo de correio nos 15 dias para lá, outros para cá, Natal para lá outro para cá, numa falta de civismo e coerência dantesca, andam à purrada pela divisão dos bens quando o tribunal não serve para educar, dizendo eu de cara levantada: a culpa é de todos nós que delegamos nos outros as nossas próprias responsabilidades e num ápice salta-se da justiça para a educação...e o resultado está à vista de todos!

    A legislação a todos os níveis mudou para pior e mal do país cuja justiça se deixa corromper ou influenciar pela cor política. De tal forma que...deram a mão à palmatória e mudou de novo a lei no que toca "à prisão preventiva" e a porta giratória do prende-solta-prende-solta ainda está entreaberta para alguns juizes e decidem pela porta e 90% pelo fechar da porta.

    Pela minha experiência de vida e a nível judicial (tento estar informada para não perder o comboio) a começar pelos advogados até ao Supremo deveria haver uma limpeza para repor a ética, moral e credibilidade!

    Para terminar, nunca deixes de dizer o que achas como cidadão do mundo (posts uma aberração??? que disparate). Parabéns!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Quase tudo, senão tudo o que leio aqui é super pertinente e faz bem em "chamar a atenção" para todos os aspectos que tem chamado até a agora.

    Ter 1 mente reacionária é 1 benção, já que a tem use-a. Se a carapuça ficar em certas cabeças melhor ainda...
    E como não têem coragem para dar a cara refutam e reagem em "anónimo". O KK tem coragem de dizer e mostar o que está mal e o que lhe passa pela cabeça.

    Eu sou dessas pessoas que esperou 6 anos por 1 divórcio e tou a quase 2 a espera da "pensão de alimentos" que está em tribunal desde Janeiro de 2009 e que em "BREVE" me iam chamar e hoje (10 de Março) ainda aguardo pela dita chamada e pela pensão...

    Os meus filhos são "orfãos" de pai-vivo, que vive á grande e á francesa e eu faço milagres para vivermos BEM!
    Mas Vivemos BEM, sem as pensas do dito cujo!

    Há muita gente alfebetizada que não sabe ler, e, pior fazem-se por saber... Por isso não leve a mal, e quanto tiver 1 "pre-sentimento" desabafe-o e o mesmo vai realizar-se...
    MFCC

    ResponderEliminar