quarta-feira, 17 de março de 2010

Limpar Portugal

É já no próximo sábado que os participantes – muitos, espera-se - no Projecto Limpar Portugal saem para a rua com o intuito de tornar o nosso país um lugar ligeiramente mais asseado. A ideia, ao contrário do que o nome possa sugerir, não visa destituir o governo, correr com a classe política ou moralizar a gestão das empresas públicas e daquelas em que o Estado tem participação. O lixo que se pretende remover é outro. Cheira mal, tem pior aspecto – esta parte é discutível – mas não nos faz tanto mal. Apesar disso vai ser recolhido pelos voluntários que estiverem dispostos a trocar um dia de descanso pela árdua tarefa de recolher a porcaria que outros fizeram.
Os locais onde será efectuada a recolha estão assinalados na página da internet dedicada ao evento e, como seria de esperar, também cá pela zona haverá muito para limpar. Serra d’Ossa, “Alto do Braga” e envolvente às muralhas são os pontos onde os que se disponibilizarem a participar na faxina vão poder dar largas à sua vontade de, no caso, limpar Estremoz. A missão não se augura fácil nem, mas isso sou eu a dizer, capaz de produzir efeitos que perdurem no tempo. As pessoas são porcas por natureza e, mal a limpeza esteja concluída, voltarão a depositar o lixo como sempre fizeram.
Por falar em porcos, porcarias e outros comportamentos pouco sociais, estranho que entre os sítios eleitos para esta jornada de luta não esteja incluído o Bairro da Quintinhas. O resort, portanto. Diz que pelas imediações o lixo é mais que muito e que os habitantes das moradias de construção precária – repararam como nenhuma caiu com os vendavais que recentemente se fizeram sentir?! – apesar de terem vários contentores à disposição, preferem despejar os seus resíduos domésticos para a rua. Que é como quem diz, para o espaço público circundante. É pois uma pena que o resort não tenha sido escolhido para uma intervenção no âmbito deste projecto. Juntar um grupo de voluntários e ir limpar o bairro àquela malta ia ser uma coisa gira. Aposto que eles se iam divertir à brava ao ver meia dúzia de cidadãos bem-intencionados recolher os seus detritos.

5 comentários:

  1. Também fiz um post sobre este dia e para um sucesso tem que haver boa vontade.
    Há muito que tencionava ir mas não posso pelos factos que refiro lá na cubata:)

    Quanto à porcaria que vem do resort pois meu caro amigo aqui não há nenhum e se passares nos contentores da minha rua por vezes ficas de boca aberta como eu fico...por vezes refilo com quem põe no chão em vez de pôr dentro...e respeito muito o trabalho árduo (e tão mal pago) de quem limpa e varre todos os dias a porcaria dos outros.

    Esta vassoura está girissima:) e parabéns pelo post:)

    ResponderEliminar
  2. So falta limpar a porcaria dessa gente.pagamos-lhe o ordenado aos pais e aos filhos para nao fazer nada durante o dia para á noite nos roubar o sono e nao só.

    ResponderEliminar
  3. Isto é 1 tema e questão em que me orgulho, por 2 razões: pela região onde vivo (ilha da Madeira) e pela educação ambiental que temos.
    Como já refeir noutros posts desde 1982 que fazemos boas campanhas publicitárias sobre a preservação do ambiente, reciclagem e plnatação de árvores.
    Nós temos 2 grandes dias, em que nos dedicamos especialmente ao tema Ambiente:
    - Dia Mindial da Floresta (21 de Março, e 1º dia de primavera)
    - Dia Mundial do Ambiente (5 de Julho).
    Nestas datas, em especial plantamos árvores e plantas indígenas lidadas à Laurissilva (nome da floresta e plantas indígenas da Ilha Madeira).
    Também aderimos à iniciativa "Limpar Portugal", na qual vamos limpar as nossas serras de plantas invasoras (que tomam o lugar das indígenas, procriam-se mais facilmente e fazem mal aos solos); vamos aproveitar para plantar mais 1000 árvores nas serras do Funchal, de modo a que estas quando crescerem, possam evitar as enchentes e derrocadas, como as que fomos vítimas recentemente.
    Por acaso este tema faz parte da minha área de estudo e formação (Turismo e Ambiente).
    O conselho que deixo aqui é que comecem desde já a fazer campanhas publicitárias de limpeza, preocupação ambiente nas escolas (desde as pré até ao ensino secundário), dar-lhes a consciência de que o Ambiente é de todos e que se o preservarmos/conservarmos o nosso furuto e o deles será saudavel diversificado e sustentável.
    Por isso vamos LIMPAR PORTUGAL das:
    - lixeiras
    - matas
    - dos preconceitos
    Vamos (re)EDUCAR PORTUGAL para o:
    - Respeito
    - voluntariado
    - orgulho
    - higiene
    Quanto ao resort, tenho 1 ideia contrária á minha formação e educação, que é: ELES QUE LIMPEM!
    Não estão quase todos no desemprego ou a receber o Rendimento Minimo?! Que façam algo por eles, porque nós já muto fazemos por eles (descontamos dos nossos precarios ordenados para sustentar esses FDPut*).
    MFCC

    ResponderEliminar
  4. Se o projecto para Limpar Portugal incluísse o limpar o sebo ao governo podiam contar comigo. Assim, limitar-me-ei a aspirar a casa e a não atirar lixo para o chão.

    ResponderEliminar
  5. Espero que alguém se lembre ir limpar S.Bento. Com a porcaria que por lá anda, nem um batalhão consegue limpar aquilo...
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar