quinta-feira, 4 de março de 2010

Greve

Hoje foi dia de greve da administração pública. Independentemente das razões que assistem aos funcionários públicos – e são muitas - não simpatizo por aí além com esta forma de luta. Primeiro porque ela, como é óbvio, não cativa a simpatia da população. Aliás os portugueses são um povo sui generis. Estão quase sempre do lado dos fracos, odeiam o patronato – normalmente conotado com os “ricos”, que quase todos detestam - mas quando estão em causa os empregados do Estado não hesitam em colocar-se do lado do patrão e a desejar todos os males ao mais fraco.
Em segundo lugar porque salvo uma ou outra excepção, cada vez menos significativa, a greve não representa um incómodo relevante para a população. Os maiores prejudicados por ela acabam por ser os próprios grevistas, que perdem um dia de salário e respectivo subsídio de almoço. O que, em vencimentos pequenos como são os da esmagadora maioria dos funcionários públicos, não deixa de causar transtorno e um rombo apreciável no orçamento mensal.
É por este conjunto de factores que prefiro a utilização de outras formas de luta. Ainda que silenciosas, não provoquem grande alarido, mas que prejudiquem mais o Estado e tragam algum benefício àqueles que as põem em prática. Quais? Bom, cada um encontrará certamente uma maneira alternativa - mais ou menos honesta, embora quando se trate de burlar este Estado de coisas não há que levar a consciência muito a sério - que compense o que se perde por não ter aumento de ordenado, não ser promovido ou descontar uma percentagem cada vez maior do ordenado. É uma questão de imaginação.

6 comentários:

  1. Gostei muito deste seu post, já fui funcionário publico durante 11 anos, mas como tenho 4 filhos tive de procurar outros caminhos para poder sustentar a minha familia e a todos os que têm inveja das regalias e ordenados da função publica, que passem por lá.
    Tambem tive o meu metodo de greve.
    Hoje em dia as greves apenas servem para dar protagonismo a meia duzia, os resultados sao sempre os mesmos, migalhas para uns e bolsos cheios para quem as distribui.
    Um bem haja para si, o seu blog é fantastico, gosto do tipo de linguagem que usa, simples e directa.

    Mário J

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo e sempre fui contra as greves, porque bem ao contrário de outros países cujos sindicatos assumem as despesas, cá descontamos e nada nos é dado. Aliás sempre fui apologista do diálogo e das tais "posições" que cada um deverá encetar por si próprio.

    Conto-te um pequeno caso: fartissima das greves da CP - SEMPRE COM INICIO DEPOIS DA COBRANÇA DO PASSE - resolvi fazer greve e não comprei. O pica veio e junto ao passe que mostrei tinha um papel: ESTOU DE GREVE! Deu sarilho e lá fui ao chefe da estação onde pus a boca no trombone? ameaças? que é isso? movam o que quizerem que até vos agradeço, mas nestes 15 dias não compro a senha, já que a CP sendo uma única empresa qual a razão de haver "N" sindicatos a fazerem greves só para lixarem o povo e salvaguardar os vossos interesses em termos de "ordenado"? a greve é contra o vosso patrão e quem me paga a mim se faltar?
    Andei 15 dias naquele incómodo de alternativas de comboios fora do horário, blá, blá e já se passaram 15 anos e cadê a acção?
    Na altura aderiram mais, pelo menos no meu grupo de 20:) mas neste país só se fazem greves utilizando o povo e nunca atingindo a entidade patronal.

    A de hoje deverá ter maior adesão...tudo porque bem ao estilo português...ora bem um fim de semana prolongado e não me venham com histórias de blá, blá...porque o funcionalismo público será sempre o 1º a alinhar "no apertar do cinto", o que deveria começar pelos grandes....e nunca pelo mais pequeno. Perdem o poder de compra...??? e os do privado ganham poder de compra????
    Aqui poderia dizer muitas coisas, mas ainda bem que "deixei a bola de ping-pong" - estatal-privado-estatal-privado onde ficamos "privados" até hoje. Enquanto estatal também fiquei sem um 13º e que me fez imensa falta, mas fiz com imaginação "trabalhinhos" que vendi completando o tal 13º mês!

    Hoje os governos não tem qualquer poder, mas sim o verbo encher (a prova está à vista de todos) porque inseridos na UE (já não sei se foi bom ou mau) é esta que dita as regras, é esta que manda e com os politicos que temos...nada temos, o que temos é que valorizarmo-nos mais, aplicarmo-nos mais e apanhar o comboio da "evolução tecnológica e educativa" há muito atrasado!!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho esta idade (...) e tenho X anos de serviço e nunca, mesmo nunca fiz greve...
    Sabe porquê?
    - Porque eu acho que não devo "morder a mão que me dá o pão".
    Quando digo isto aos meus colegas "saltam para cima de mim".
    Mas houve um belo dia em que se aperceberam, de que quando fazem greve lhes são retirado 1 dia de férias, descontam 1 dia de ordenado e ainda como disse o subsidio de alimentação...
    E pior! Só reparam nisso, quando compararam os salários no fim do mês e disseram que ganhei mais do que eles...
    Eu respondi:
    - Trabalhei mais um dia do que vocês... O dia em que fizeram greve.
    - Isso é assim?
    - É e sempre foi!
    MFCC

    ResponderEliminar
  4. Pois é, mas se não nos manifestarmos então é que nada acontece e fica tudo na mesma, vejam o caso dos professores, eles tanto andaram que conseguiram, e alem disso quem não se sente não é filho de boa gente, penso eu de que....
    se não formos nós a defender os nossos interesses quem os vai fazer?
    enfim são apenas opiniões,lol

    já agora eu também tenho um blog e gostaria de saber se o Kruzes kanhoto estão interessados em fazer uma troca de links, postares o meu link no teu blog e eu faço o mesmo ao teu o que dizes??
    Meu blog: http://levaclick.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. "Levaclick"

    É politica da redacção do KK, ou seja minha, linkar toda a gente que colocar um link para o Kruzes Kanhoto.

    ResponderEliminar
  6. ok meu caro a minha politica é igualmente igual a tua, vou colocar já o link do teu blog,lol.
    identifico-me muito com o teu blog
    um abraco

    ResponderEliminar