segunda-feira, 8 de março de 2010

As virtudes do privado

Lembro-me de, em tempos não muito distantes, por cá se reclamar com inusitada insistência contra a deficiente recolha do lixo. As razões apontadas tinham quase sempre a ver com o pouco empenho dos trabalhadores da autarquia afectos ao serviço ou até, pasme-se, por o lixo ser deliberadamente abandonado fora dos contentores pelos próprios funcionários, motivados por um qualquer intuito que, ao que se saiba, nunca foi devidamente esclarecido.
Havia também – e não eram poucos – os que garantiam que tal situação era apenas resultado do desinvestimento no sector e da consequente intenção de concessionar o serviço a uma entidade privada por os serviços da autarquia, alegadamente, já não se revelarem capazes de assegurar a recolha dos resíduos de forma eficiente. Desconheço em absoluto a quem assistia a razão. Nem é coisa que me tire o sono. O certo é que actualmente é uma empresa privada que faz este serviço na cidade com os resultados que saltam à vista.
Vem todo este arrazoado a propósito da argumentação, tão em moda ultimamente, que não se cansa de enaltecer a eficácia de qualquer serviço, se executado por privados, em contraponto com a fraca eficiência do mesmo quando feito pelo Estado ou, no caso, por uma autarquia. Pois. Dá perfeitamente para entender que sim.

4 comentários:

  1. E agora vão privatizar os CTT. Porreiro, pá!
    :(

    ResponderEliminar
  2. Acho que esta vai ser sempre uma "discussão" do tipo, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Há grandes vantagens e desvantagens do serviço público e grandes vantagens e desvantagens do serviço privado. Tanto num como noutro há bons e maus trabalhadores, num não há competitividade nem qualidade, no outro pretende-se o lucro desenfreado levando também à falta de qualidade.
    Antigamente achava que tudo devia ser público, no fundo ainda acho, mas dou por mim a trabalhar praticamente só com privados...
    Venha o diabo e escolha.

    ResponderEliminar
  3. Há claramente 1 falta de Educação Cívica ambiental e também 1 falta de respeito para quem lida com a recolha de lixos.

    Na nossa santa terrinha graças a Deus e à política do AJJardim temos desde 1982 campanhas de Educação Ambiental e fomos o único sítio no país onde a quantidade de árvores duplicou (em 1976 tinhamos 3 milhões de árvores e actualemnte temos 6 milhões, em 2500 hectares)
    Somos os 3º na Europa em recolha de lixos (triagens).
    Em termos ambientais somos 1 exemplo para o país, e, temos orgulho nisso!
    Copiem-nos!
    MFCC

    ResponderEliminar
  4. Esqueci de dizer...
    Somos uma zona turística, vivemos da nossa BOA ASPARÊNCIA e como tal lavamos, limpamos e mostramos a nossa CARA LAVADA.
    Vejam o exemplo que foi as enchentes no Funchal, Santa Cruz e Ribeira Brava...
    1 semana depois tava tudo limpo pintado, quase sem vestigios de "tempestade - aluviões"

    A autarquia ou 1 empresa privada tem de tomar redeas e fazer algo pela aparência e limpexa de 1 região bonita como a vossa!
    MFCC

    ResponderEliminar