sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O cliente tem sempre razão...excepto nisso da cultura!


Sou um inculto. Revelação que, diga-se, não constitui novidade para ninguém. Muito menos para mim. Mas, fiquei a saber desde esta semana, não sou o único por estas paragens. A julgar por aquilo que tenho lido na Internet os habitantes de Estremoz, todos sem excepção, padecem de uma profunda falta de cultura. Isto porque, pasme-se, nem um só residente desta terra foi assistir a um espectáculo espectacularmente espectacular que estava agendado para o fim-de-semana passado.
Sim, é verdade. Nem um estremocense se dignou a fazer companhia ao único actor que ia subir ao palco do teatro cá do sítio. E isso, compreensivelmente, indignou o pessoal envolvido na peça – que se propôs vir apresenta-la por sua conta e risco – e, incompreensivelmente, uns quantos fulanos que, nas redes sociais, desataram a encontrar culpados pela total ausência de público. Tudo tem servido para justificar o fracasso. Nomeadamente a ofensa reles a funcionários do Município, a atribuição da culpa pela situação ao presidente da câmara e um argumentário de nível abaixo de idiota quanto à pretensa falta de divulgação do evento. Nada que surpreenda muito. Porque, como se sabe, para o pessoal da cultura – esses seres iluminados e de inteligência superior – a culpa é sempre dos outros e nunca deles.
Em momento algum aquela malta equaciona a hipótese de o espectáculo não ser assim tão bom ou admita que nesta terra não exista público para aquele tipo de trabalho. Nem - pelo menos isso - reconheça que temos o direito de, enquanto consumidores seja de cultura ou de outra coisa qualquer, comprar apenas o que nos apetece. Por melhor que seja o produto que nos estão a tentar vender. O que, se calhar, nem era o caso.


2 comentários:

  1. Mas era a pagar? Se sim quem manda as culpas para quem não devem não pensam um pouco que já se anda a contar os tostões?

    Por aqui há imensos e não vou a nenhum porque razão? Pois...tenho falta de cultura né? Porque gosto tato há anos e anos que não vou ao cinema, porque será?

    Enfim, não te chateies pá e deixa-os falar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cinco euritos, o que convenhamos, nem era muito. Mas o mais provável é aquela malta ter ficado roída de inveja por na véspera o "Quim Roscas" quase ter esgotado a mesma sala com bilhetes a 15 euros..

      Eliminar