sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Boas noticias para alguns eleitores...para outros nem por isso.


Pelas notícias que têm sido divulgadas nos últimos dias verifica-se que são muitos os municípios a reduzir as taxas e preços por si praticados. Nomeadamente, por ser a que mais pesa nos bolsos dos contribuintes, os valores que até agora vinham cobrando pelo IMI. É, sem dúvida, uma excelente medida para os contribuintes residentes nos concelhos que estão a optar por estas reduções. Pode também significar que os autarcas estarão, finalmente, a ganhar juízo e a perceber que isso do rigor nas contas públicas toca a todos. É que a diminuição de receitas que está associada a estas deliberações, acrescida aos cortes nas transferências do Estado e à diminuição natural de outras receitas provocada pelo ajustamento no comportamento de empresas e cidadãos, vai provocar um rombo colossal nos orçamentos municipais. Para o qual, espera-se, todos terão de estar preparados. Porque isto, não sei se toda a gente sabe, a menos receita terá forçosamente de corresponder menos despesa. E isso, se desejável e indispensável, é capaz de não estar a ser assimilado pelos eleitores. Nem, se calhar, pelos eleitos que assim decidem. Para além de, quando o exercício de 2014 estiver a decorrer, a coisa ser susceptível de provocar reacções com um nível de entusiasmo significativamente mais comedido…

2 comentários:

  1. Não estou bem dentro do assunto, sei apenas que a casa da minha mãe desvalorizou e muito e paga menos IMI. Quando recebi a avaliação das Finanças vi o valor e quando ela pagou conferi fazendo a conta, porque o percentual manteve-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O IMI está a atingir valores incomportáveis e, por isso, é bom que a taxa vá baixando. Agora há que ver o reverso da medalha. Ou seja, baixar a despesa. E disso é que não estou muito convencido...

      Eliminar