sábado, 9 de novembro de 2013

Não me apetece pagar as prioridades dos outros


A EDP resolveu suspender os cortes de energia que vinha fazendo na região do Porto aos supostos clientes que não pagam a conta ou, melhor ainda, puxam a energia do poste mais próximo. São boas noticias. Nomeadamente para aqueles que não têm o pagamento das despesas básicas de uma casa no topo das suas prioridades.
Para muita gente há, primeiro, que tratar do bólide topo de gama, da roupa de marca e de outras coisas igualmente essenciais à manutenção do estilo de vida. Nem todos, como é óbvio, adoptarão este padrão de comportamento. Muitos estarão desempregados ou terão reformas pouco mais de miseráveis. Tal como acontece em qualquer outro ponto do país. Gente essa que cumpre, sabe-se lá com que sacrifícios, as obrigações que assumiu para poder viver com alguma dignidade. Sacrifícios que alguns não querem fazer porque acham que alguém os deve fazer por eles. O que revela bem a falta de dignidade dessa malta.
De estranhar é que as entidades oficiais pactuem com situações deste género e pressionem uma empresa privada – se fosse pública era reprovável na mesma - para discriminar clientes. Sim, porque quando uns pagam e outros não estamos perante um acto discriminatório. O que, presumo eu, deve ser inconstitucional. Pelo menos em circunstâncias idênticas o tribunal especializado nisso da Constituição já decidiu nesse sentido.
Seja como for, por mim está decidido. Mal acabe a tarifa bi-horária vou mudar de fornecedor de energia eléctrica. Não estou para continuar a pagar a luz que não consumo.  

2 comentários:

  1. Eu já mudei amigo e estou satisfeita.

    Quanto ao assunto, concordo contigo, embora deveriam averiguar e ver caso a caso, porque o que mais me indignou foi uma senhora com quase 80 anos, uma reforma de 300€, com um filho deficiente profundo e dizer: jamais pediria a ligação ilegal desde que arranjassem um lugar para o meu filho, porque fui criada sem luz e com ele num lar ou centro, eu poderia morrer sem luz.
    Portanto a ser verdade...casos como este...é terrível e sei que existem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Casos como esse serão para a segurança social resolver. Se, alegadamente, até pagam gasóleo aos ciganos como não pagarão a luz a uma senhora nessas condições?!

      Eliminar