quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Taxa turistica (Nem se pode dormir descansado)



Já são algumas as autarquias que resolveram cobrar uma taxa – no valor de um euro, ao que julgo saber – por cada dormida, em unidade hoteleira, no território que administram. A finalidade, ao que tem sido divulgado, será ajudar os mais carenciados. Assim uma espécie de roubar aos ricos para dar aos pobres. Mas numa versão cobarde porque, ao contrário do Robin dos Bosques, fazem-no à socapa, por interposta pessoa e quando apanham os que consideram mais abonados a dormir.
O argumento para a cobrança desta taxa é mais do que ridículo. Servirá, quando muito e nem isso dou como adquirido, para tentar equilibrar as depauperadas contas das autarquias que a estão a lançar. Até porque a medida pode produzir um efeito exactamente ao contrário. É que eu não sei se esta malta sabe fazer contas, mas um euro por dormida dá para uma família de quatro pessoas que passe uma semana de férias na terra desses iluminados pagar qualquer coisa como vinte oito euros de taxa a somar ao custo do alojamento. A menos que esta gente acredite que vão ser os operadores turísticos a suportar o custo desta ideia completamente parva.
Os nossos bolsos estão a ser atacados por todos os lados e sob os pretextos mais estapafúrdios. Há que resistir. Não sei exactamente como fazer face a todos os ataques mas, quanto a este, a forma de resistência é por demais evidente. Evitar pernoitar em municípios onde esta taxa seja cobrada. E, já agora, incentivar os outros a fazer o mesmo. Eles que façam caridade ou acertem as contas com o dinheiro deles. Já que acabar com comes e bebes, passeatas e festarolas é capaz de ser pedir de mais… 

2 comentários:

  1. KK, eu sou de Aveiro e esta última é uma dessas cidades onde tal medida sem pés na cabeça foi implementada. Ainda bem que vivo ao lado, em Ílhavo, e tenho, portanto, onde pernoitar:::))))

    ResponderEliminar
  2. What? eu devo andar a leste do paraíso ! É que nem sabia disso!
    mas neste pais (dew rico s) tudo se inventa para...olha , para meter no bolso, desculpa mas ia-me sair cá uma bujarda do tamanho do mundo ainda bem que fechei a matraca a tempo
    kis .=)

    ResponderEliminar