terça-feira, 20 de novembro de 2012

Estes gajos têm um trauma com os funcionários públicos...

Da enfadonha conferência de imprensa do ministro das finanças fica a perspectiva de, no tocante aos funcionários públicos, mais um ataque àquilo que uns quantos badamecos – com tanto de invejoso como de ignorante – apelidam de direitos adquiridos ou, noutros dias, privilégios inqualificáveis.
Uma das medidas que ficou a pairar foi a intenção de aumentar a carga horária dos trabalhadores da função pública para quarenta horas semanais. O que não me parece desapropriado uma vez que esse é o horário praticado pela generalidade de quem trabalha no sector privado. Como é possível constatar no arquivo do Kruzes, defendo esta ideia há muito tempo. Lamento apenas que estes idiotas que nos governam sejam incapazes de definir um rumo para o país e não tenham, em lugar de roubar salários, começado exactamente por aí.
Para lá do lado moral – que, como referi, se afigura por demais evidente – esta medida a concretizar-se irá ter efeitos perniciosos que, receio, não estejam a ser equacionados. Primeiro porque a produtividade que se pretenderá alcançar, dado o actual estado de espírito reinante entre os funcionários públicos, dificilmente será conseguida. Depois porque o aumento da jornada de trabalho implicará um aumento de custos, os tais consumos intermédios, nomeadamente energia e seguros. Finalmente, porque será expectável a redução do intervalo para almoço ou até adopção da jornada contínua, veremos o impacto desta alteração nos cafés, restaurantes ou pastelarias que se situam nas imediações dos organismos públicos. Nomeadamente nos centros urbanos de maior dimensão onde muitos, na impossibilidade de – como eu – ir almoçar a casa, ainda conseguem ter dinheiro para comer uma sopinha e um croquete na espelunca mais próxima.
Anunciam-se também mexidas na ADSE. Mas quanto a isso nem vou perder mais tempo a comentar. Alguém que acha que vai conseguir poupanças com a sua extinção nem merece resposta. De tão estúpida que é a ideia.

1 comentário:

  1. Concordo e uma medida de poupança, que já perca por tardia,era ACABAR COM REFORMAS CHORUDAS DOS EX-PRESIDENTES DA REPÚBLICA, GENERAIS E MILHARES DE AIS, EX-DEPUTADOS, EX-MINISTROS, REDUÇÃO DRÁSTICA DO ACTUAL Nº DE DEPUTADOS E RESPECTIVOS VENCIMENTOS + DESPESAS DE REPRESENTAÇÃO DE TODO O APARELHO GOVERNATIVO, CÂMARAS E JUNTAS, ASSESSORES E MAIS ASSESSORES etc, etc.E COM AS ACÇÕES DO SR ALBERTO JOÃO JARDIM!

    em vez de malharem sempre nos mesmos.

    Despedem os pequenos MAS OS INÚTEIS, INCOMPETENTES E AMIGOS DO PEITO CONTINUAM NO POLEIRO E NÃO SÓ!!!!!

    Que raiva meu amigo...e não sou f.pública!

    ResponderEliminar