quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

29 de Fevereiro dia mundial do repouso


Terá sido hoje assinalada pela última vez, enquanto feriado, a restauração da independência. Não é que ache mal. Nem a restauração da soberania nacional sobre o território que ocupamos, nem o facto de tal data deixar de estar incluída entre os feriados que, por enquanto, ainda não vão abaixo. Parece que com a abolição deste - e de mais uns quantos dias de descanso - o país se vai fartar de ganhar dinheiro, o que, como é óbvio, constituirá um forte motivo de satisfação para qualquer português que se preze.
Mas, ainda que mal pergunte e sem pretender com a minha ignorância colocar em causa esta nova moda de garantir que temos feriados a mais, quem é que vai ficar mais rico por o pagode trabalhar mais quatro dias no ano? O Estado não é certamente. Os quatro futuros ex-feriados vão custar aos cofres públicos, só em subsídios de refeição, cerca de doze milhões de euros. Isto sem contar com os tais consumos intermédios – luz, água, telefone, combustíveis, etc – que passarão, nestes dias, a ser consumidos pelos serviços estatais. Eu também não devo ver a minha fortuna aumentar significativamente. Afinal apenas verei o meu pecúlio crescer dezassete euros. Ainda que livres de impostos – do mal o menos – não é lá grande coisa.
Para ser à séria e produzir efeitos que realmente se vissem, devia de haver coragem, politica e não só, de acabar com o descanso. Porquê trabalhar apenas oito horas cinco dias por semana?! O horário de trabalho devia contemplar a obrigação de cumprir, no mínimo, dezasseis horas por dia – oito chegam muitíssimo bem para recuperar energias – trezentos e sessenta e cinco por ano. Descanso – até podia ser o dia mundial do repouso – apenas a vinte nove de Fevereiro.

4 comentários:

  1. Espero é que eles não estendam essas contas aos fins de semana, é que há 52 por onde cortar.

    ResponderEliminar
  2. Na minha modesta opinião digo que de facto temos feriados a mais e a maioria deles até eu tenho dificuldade em memorizar o que representam:)
    Para mim só me lembro e faço questão de dois: 25 de Abril e o dia de Natal e claro para ressaca dos que festejam (que saudades) o dia 1 de Janeiro:)
    Por aqui esteve tudo aberto, excepto os organismos públicos e falas das 8 horas de trabalho? Que dizer daqueles que já trabalham há muito 12 e ou 14h por dia?

    Enfim será polémico, mas o representa o dia 1 de Dezembro? e o 8 de Desembro (para mim será sempre o dia da mãe)Imaculada Conceição...não estará ela farta desta homenagem e a que prepósito? só porque a Igreja assim o entende?
    Depois os dos Municipios, nunca percebi a razão de tal e com eles os santos populares não será tudo isto uma palhaçada?

    Não leves a mal, mas é a minha opinião!

    ResponderEliminar
  3. Rafeiro

    104 dias por ano de descanso constitui um verdadeiro escândalo a que urge pôr cobro!

    ResponderEliminar
  4. Fatyly

    O 1º de Dezembro é o dia em que a malta aqui da "raia" se junta toda e invade Badajoz!

    ResponderEliminar