domingo, 18 de dezembro de 2011

O estranho caso do autarca pudico.


Por alguma razão que me escapa, tem sido noticia nos diversos meios de comunicação social um email enviado por um funcionário de uma Câmara Municipal a desejar as boas-festas aos colegas e que terá, por motivos ainda mais difíceis de entender, causado um elevado nível de indignação junto da presidência da autarquia em causa. O caso atingiu tais dimensões que a demissão do autor da mensagem estará mesmo a ser equacionada.
Face ao teor do noticiado fui levado a pensar que se trataria de algo bastante grave. Mas não. O próprio desenvolvimento da noticia se encarrega de revelar o ridículo da situação. Quer pelo destaque noticioso, quer pela posição da autarquia perante o ocorrido. Afinal tratam-se apenas de meia-dúzia de imagens de moçoilas com notória falta de roupa e umas quantas frases a desejar coisas boas para o ano que se aproxima. Nada de mais, portanto.
Principalmente numa altura em que são necessário estímulos, onde todos concordam que faz falta levantar a moral e há é que ter pensamentos positivos, o alarido e a consequente atitude sancionatória do município relativamente ao comportamento do seu funcionário revelam-se totalmente descabidos e assim a atirar para o parvo.
Vendo o assunto numa outra perspectiva, não acredito que o senhor presidente – letra minúscula intencional – tivesse “coragem” para tomar a mesma atitude se o conteúdo do email fosse de carácter apaneleirado. Nem, muito menos, que as recriminações contra o seu autor atingissem idênticas proporções. Aí, provavelmente, estaríamos a falar de discriminação a um larila qualquer.

2 comentários:

  1. Estas nossas autoridades parecem atingidas por uma paranóia môrmone de bons costumes!!
    Na pior das hipóteses deviam dizer ao funcionário (parece que polícia) que se devia limitar a... ser mais discreto!
    Porque de Inquisição já estou farto!!

    Não eram estas mesmas autoridades que se queixavam de um Prof do norte que foi demitido, pela "antiga senhora", por ter contado uma anedota do Sócrates e de ter chamado uns nomes feios à mãe desse senhor?!

    ResponderEliminar
  2. O final do post é brilhante!

    ResponderEliminar