sábado, 1 de outubro de 2011

Touradas

Mesmo levando em consideração a clara afronta política ao estado espanhol que envolve a decisão do governo da Catalunha de proibir as touradas na região, tudo indica que, mais ano ou menos ano, este tipo de tomada de posição vai generalizar-se e a proibição daquele tipo de espectáculo estender-se-á a todo o mundo civilizado.* Gostemos ou não, discorde-se ou aplauda-se, o futuro será assim. Todas as coisas tem o seu tempo e o das touradas parece estar a chegar ao fim. É a vida, como dizia o outro.
Por mim, devo dizer, acho mal. Não sou apreciador do espectáculo, não se me afigura que constitua uma tradição imprescindível de manter e, caso acabasse, não me parece que viesse grande mal ao mundo. Desagrada-me, no entanto, que o seu fim seja anunciado por decreto, motivando desta forma o despertar de ódios e paixões absolutamente desnecessários. Mais ainda me aborrece por o terminar desta actividade acontecer por força de um insuportável politicamente correcto. Quando acabar que seja por mais ninguém ligar àquilo, por não ter mercado, não ser rentável e jamais por causa de argumentos absolutamente badalhocos de uns quantos alegados defensores dos animais. De resto tem sido esta malta que, nomeadamente em Portugal, com as suas iniciativas patéticas, mais terá contribuído para evitar um ainda mais acentuado declínio da chamada festa brava.

*O termo civilizado não envolve qualquer crítica pejorativa aos amantes das touradas. Até porque elas não existem no mundo que usualmente não consideramos como civilizado. Aí não precisam de torturar touros porque, para o efeito de tortura, podem usar pessoas.

4 comentários:

  1. Apesar de concordar na teoria contigo... há que ser dado sempre um pontapé de saída para que o arcaico desapareça!

    ResponderEliminar
  2. Também não sou apreciador da festa brava, mas como liberal não posso concordar com o fim da mesma por decreto. Devem ser as pessoas a concluírem por si que é um espectáculo ultrapassado e sem sentido. Caso contrário estamos no mau caminho...

    ResponderEliminar
  3. A Tribuna do Marreta no Blogspot foi censurada, removida e o autor (eu) impedido de a aceder.
    Sendo assim, tive que mudar o meu domicílio para a antiga morada no Wordpress em:
    marreta.wordpress.com

    A LUTA CONTINUA!
    O POVO UNIDO NÃO PRECISA DO GOOGLE!

    Saudações do Zé Marreta.

    ResponderEliminar
  4. Mas se julgo saber em Espanha tal decisão foi obtida através do voto!

    Eu detesto touradas e sobretudo com touros de morte. É certo que é uma tradição portuguesa...mas se houvesse um referendo eu votaria contra, mas até lá, não vou, aliás nunca fui ver e se dão na tv, como o botão ainda funciona...mudo de canal.

    ResponderEliminar