domingo, 9 de outubro de 2011

Sujar a rua deve ser, também, um direito adquirido.





A notoriedade deste blogue – a má fama, vá – deve-se, quase em exclusivo, à merda de cão. São incontáveis os posts que dediquei ao assunto. Ainda assim muito menos do que os cagalhões que se podem encontrar diariamente pelos passeios de qualquer cidade. De nada, obviamente, tem servido. Os tugas javardolas não lêem blogues – preferem, por razões óbvias, o facebook – e mesmo que lessem estar-se-iam nas tintas. Acham que o seu cão, se come com eles à mesa e dorme com eles na cama, terá também todo o direito a cagar onde muito bem lhe apetece.
Bem podem, portanto, as autoridades locais apelar ao civismo dos cidadãos. Não adianta. Ou os fazem sentir em termos pecuniários que são responsáveis por esta situação degradante e que coloca em causa a higiene e saúde pública ou, então, mais vale estarem sossegados e não gastarem tempo, papel e dinheiro. Porque, como dizia o outro, lavar a cabeça a burros é gastadouro de sabão. Parece evidente que a única sensibilização que produz efeito no tuga é a que atinge a sua algibeira. Neste contexto não se percebe muito bem a atitude passiva de quem de direito relativamente a esta matéria. Ou melhor, até entende. Mas, como já escrevi noutra ocasião, é bom que percebam que quem não gosta de ver as cidades, vilas e aldeias repletas de merda de cão também vota.
Se a repressão através da coima não será o meio mais apropriado, até porque seria quase impossível aplicá-lo, já um forte incremento no valor das taxas de licenciamento de canídeos e um eficaz controlo – esse muito fácil de realizar – dos animais registados, contribuiria para minorar o problema. Primeiro porque diminuiria o número de cães e, segundo, contribuiria para um aumento de recursos financeiros que as entidades responsáveis podiam alocar à limpeza dos espaços urbanos. Mas isso, se calhar, é pedir demais. Envolve essa coisa, chata e aborrecida, a que chamam trabalho.

4 comentários:

  1. Subscrevo inteiramente e realmente devemos nós tomar a inciativa de limpar ou devolver ao dono via caixa do correio:) como eu já fiz e resultou.

    Com tanta busca de "impostos" onde não deveriam carregar...no que falas seria uma mina de ouro e a ver se não aprendiam!

    ResponderEliminar
  2. Só que os cães não têm culpa alguma!!!
    Olha... e assim se ganham eleições na Madeira!!

    ResponderEliminar
  3. só as imagens deste post são qualquer coisa de bom!

    ResponderEliminar
  4. anti -donos desleixados10:08 da tarde


    Bem haja quem tem coragem para denunciar toda esta merda.
    Mas na verdade os ditos cujos não têm culpa.Os paizinhos deles, é que não deviam ter nascido!!!

    ResponderEliminar