sábado, 24 de julho de 2010

Tradições que já não são o que foram

Os ciganos mantém uma relação inconciliável com o trabalho e preferem manter-se longe de qualquer actividade que envolva algum tipo de obrigação ou de subordinação a alguém que não seja da sua trupe. Preferem os esquemas, normalmente fraudulentos, e com a conivência das entidades com poder de decisão, vão-se abotoando com uns quantos euros – muitos, ao que consta – sem terem necessidade de grande esforço. Coisa, aliás, muito mal vista entre a comunidade cigana que discrimina e marginaliza os que querem trabalhar por conta de outrem. A sua cultura, dizem alguns entendidos, não o permite.
Se alguns homens – poucos – dessa etnia vão aceitando um ou outro trabalho, promovido pelo Município local, com o intuito de não perderem os apoios sociais de que desfrutam, quando se trata de mulheres ciganas o caso é muito pior. São raras as que aceitam – ou que a família permite que aceitem – um trabalho, ainda que temporário, onde possam fazer alguma coisa de útil à sociedade. 
As duas da fotografia constituem uma excepção e, apesar da pouca vontade com que aparentam fazê-lo, são certamente pessoas de alguma coragem. Não deve ser fácil desempenhar uma tarefa perante o olhar reprovador da comunidade a que pertencem e, provavelmente, serem recriminadas por isso. Sem dúvida que será muito mais agradável passar o dia entre a “barreca” e o bar do Modelo a usufruir do Rendimento Social de Inserção e dos proveitos obtidos com o “Paro”.

2 comentários:

  1. olá! Eu dei uma ajuda á Junta de Freguesia de Valongo,durante um ano e meio e via alguns ciganos feirantes, quando estes iam pagar o lugar da feira. Alguns trabalham e trabalham bem, mas também há muitos ciganos que só sabem pedir na rua. Mas sim, alguns são porcos e fraudulentos. Enquanto estive na junta, ouvi a história de uma cigana que vive aqui na cidade, que teve direito a um apartamento camarário. Essa Cigana vivia ou vive numa casa, debaixo de uma ponte. Na altura, em 2002, 2003, soube que vendeu por 500 euros, a chave da casa que lhe tinha sido atribuída. Enquanto estava a tirar a carta, tive a oportunidade de trabalhar/ ajudar na Citroen como lavador de carros e lembro-me de estar a lavar um Bmw ou Mercedes de um cigano e de estar a aspirar. O Cigano não queria a carrinha aspirada e fartou-se de dizer para pararmos ( eu e o colega ). Abraço

    ResponderEliminar
  2. Há excepções e por aqui conheço pelo menos duas ou dois, mas realmente é uma cultura à qual não gostaria de pertencer.

    ResponderEliminar