sexta-feira, 2 de julho de 2010

Eles falam, falam...e fazem o mesmo!

Os autarcas das regiões servidas pelas scuts onde o governo pretende passar a cobrar portagens tem sido praticamente unânimes na contestação desta intenção e, alguns deles, são de entre os que protestam, aqueles que mais tem verberado esta medida governativa. Há até quem chegue a apelar à revolta e, em casos mais drásticos, ao vandalismo. Como chegou a ser proposto numa Assembleia Municipal e defendido perante as câmaras de televisão sem que, pelo menos que se saiba, o badameco tenha sido preso ou, no mínimo, declarada perda de mandado por evidente incapacidade intelectual para o exercício do cargo. 
Se há gente que devia estar calado nestas circunstâncias são, precisamente, os autarcas. É bom não esquecer que apesar de sérios e honestos – embora nem sempre as duas condições estejam reunidas na mesma pessoa – eles dispõem de uma capacidade inventiva, nomeadamente quando o assunto é angariar receitas, muito superior à de qualquer mortal. Justiça lhes seja feita que quando toca a gastar também não há quem se lhes igual, mas isso não vem agora ao caso. 
Podia dar uns quantos exemplos que comprovam o que acabo de escrever. Mas não me apetece. Fico-me apenas por trazer à memória de quem me lê o que fizeram inúmeras autarquias do país quando o governo resolveu extinguir a cobrança de taxas pelo aluguer, entre outras coisas, do contador da água. Suas excelências, os autarcas, resolveram inventar algo a que chamam “taxa de disponibilidade” que passou a ser cobrada desde então. Nessa altura não lamentaram o fraco poder de compra dos seus munícipes e estiveram-se nas tintas para a competitividade das empresas da sua região. As mesmas a quem, recorde-se, quase todos cobram derrama. Apreciável a coerência desta malta!

2 comentários:

  1. Subscrevo tudo o que dizes...

    ResponderEliminar
  2. Os autarcas só quiseram no ano passado "angariar" votos, de modo a lhes garantir mais 4 anos de mandato.
    Lá para 2012 (1 ano antes das eleições autarquicas) voltam aos bejinhos, acenos e apertos de mão, todos hiper simpáticos e muito "terra-a-terra", perdem a arrogância prepotência por uns meses.
    Depois de reeleitos pelos ingorantes e ingenuos voltam ao que ao que "SÃO"!
    MFCC

    ResponderEliminar