segunda-feira, 5 de julho de 2010

O "fim" da macacada

Não consigo entender como é possível um individuo, mesmo uma ou duas dúzia deles, fazer um assalto num comboio, em plena via pública ou noutro lugar repleto de pessoas e safar-se sem ser linchado logo ali. Ou, no mínimo, levar uma carga de porrada que o fizesse ficar com pouca vontade de repetir a façanha. Provavelmente é porque só temos garganta. E, simultaneamente, somos uns cobardes do caraças a quem já roubaram a carteira, a dignidade e, até, os tomates. Embora, concedo, o facto de as leis penais protegerem muito para além do inimaginável o criminoso, também contribuirá para que alguns se inibam de intervir em defesa de outrem e, por incrível que pareça, até de si próprios. 
O que tem acontecido nos últimos dias na linha de Cascais é disso um exemplo. Bandos de jovens – eufemismo que serve para designar bandalhos repugnantes que tem no crime o seu modo de vida e a quem nós vamos sustentando – fazem o que muito bem lhes apetece sem que ninguém levante um dedo para os deter. Os do costume argumentarão que, coitadinhos, não têm culpa. É a sociedade que os empurra para essa vida por não lhes proporcionar condições adequadas de subsistência nem lhes dar perspectivas de um futuro melhor. 
Vamos ver se esses pulhas evidenciarão igual compreensão quando alguma eventual vitima – também ela lixada com a sociedade e sem grandes oportunidades de ter a vida com que sonhou – se passar das ideias e limpar o sebo a um ou dois desses javardolas a que chamam jovens. E que, repito, mais não não que bandalhos repugnantes quase tão nojentos quanto as alimárias que arranjam sempre justificação para os defenderem.

3 comentários:

  1. Eu acho que os bandalhos que os defendem ainda são piores. Porque, se não tivessem protecção "sociológica", estes gajos não faziam metade do que fazem.

    ResponderEliminar
  2. Este país é dos mais seguros da europa, pena é que o seja para cidadãos errados!...
    Por outro lado, nao sei o que é que a policia de intervenção (ou a policia em geral) anda a fazer, mas deve andar bem distraída com as modas da silly season.
    cumps

    ResponderEliminar
  3. A "lei" tem medo desses "bando de jovens" que se tornaram marginais e que querem viver à conta de quem trabalha.
    E...
    E se nós os assaltassemos/roubassemos?!
    Afinal é só "dente por dente, olho por olho"...
    MFCC

    ResponderEliminar