quinta-feira, 10 de junho de 2010

Desperdicio sobre (duas) rodas

Está na estrada mais uma edição da Volta ao Alentejo em bicicleta promovida, como habitualmente, pela Associação de Municípios do Distrito de Évora. Ou pela Comunidade Inter-Municipal sua sucedânea, pouco importa para o caso. O que realmente tem importância são os custos astronómicos – para a realidade da nossa região – que estas coisas envolvem.
É do conhecimento geral que a modalidade atravessa, por motivos sobejamente conhecidos, um período de forte descrédito e que, talvez pela inexistência de figuras de referência, revela notória dificuldade em despertar o interesse do grande público. Sabe-se também que a visibilidade da corrida, em termos de comunicação social, será bastante reduzida. Até porque os média têm, por esta altura, todas as atenções focadas no campeonato do mundo de futebol e o tempo dedicado aos outros acontecimentos desportivos é ínfimo. 
Tudo isso constituem razões para que a organização de um evento desta natureza por parte de uma entidade composta por uma dúzia de “accionistas” falidos e que, também ela, não terá grande saúde financeira, nunca possa ser considerado um acto de boa gestão. Neste contexto de dificuldade, em que nos querem fazer crer que vivemos, é uma decisão que convive bastante mal com a lógica e com o rigor que devem presidir à gestão dos dinheiros públicos. Os custos que estão associados a esta prova – e serão, provavelmente, muitos – vão ser suportados pelos alentejanos, sem que nenhum proveito palpável – ou até mesmo daqueles que não são susceptíveis de ser apalpados - obtenham em troca. E nós, alentejanos, bem precisados andamos de apalpar qualquer coisa...

3 comentários:

  1. O que é de lamentar, sobretudo a televisão estatal que pouco ou quase nada dão sobre esses eventos, porque mesmo na RTP2 é mais importante...apetecia-me dizer um palavrão mas não digo!

    ResponderEliminar
  2. Sendo eu um amante do ciclismo, ou melhor do BTT, sou obrigado a concordar com este poste.

    E se estamos em crise, também se devia evitar outras futeboladas... mas isso são outros negócios !!!

    ResponderEliminar
  3. As voltas em bicicleta costumam ser nesta altura, aí é mais uma e um incentivo aos praticantes da modalidade!
    O problema é que alguns "bons" são panhados no dopping e afinal o sprint era uma "ajuda extra".
    O ciclimos não é minha modalidade de eleição...
    MFCC

    ResponderEliminar