quinta-feira, 3 de junho de 2010

As teorias da malandragem

Finalmente o país começou a fazer contas à vida. Não era sem tempo. Entre essas contas estão a que pretendem apurar o custo dos feriados. Parece ter-se chegado à conclusão que, por cada um, Portugal perde trinta e sete milhões de euros. Não tenho grandes razões para duvidar da sapiência de quem se deu ao trabalho de elaborar tão intrincados cálculos e, por isso, não hesito em declarar-me incondicionalmente ao lado dos seus autores. Discordo apenas das soluções preconizadas. Reduzir somente três ou quatro feriados é manifestamente pouco ambicioso. Por mim acabava com todos e começava a preparar as massas para a necessidade imperiosa de acabar também com as férias. É injustificável que qualquer malandro, só porque tem o privilégio de ter um emprego, se arrogue no direito de ficar vinte e dois dias sem fazer nada, com o patrão – coitado – a suportar-lhe o ordenado. Uma injustiça a que urge pôr fim. 
A existência de feriados, tolerâncias de ponto, férias, pontes e afins é, por outro lado, altamente prejudicial para a criação de emprego, causa danos incomensuráveis na economia e lesa de forma dramática os cofres do Estado. Recorro, para sustentar esta teoria, ao meu próprio exemplo. Aproveitando este e o próximo feriado, e com uns dias de férias pelo meio, vou pintar a minha casa. Ora se estes privilégios inqualificáveis não existissem teria de contratar pintores para o fazerem. Criaria emprego, pagaria IVA quando me apresentassem a factura, os trabalhadores pagariam IRS e a empresa iria pagar mais uns pozinhos – uns pingos, vá – de IRC. Como se vê as férias, feriados e outros dias de mandriice só prejudicam o país. Pelo menos é o que garante uma certa malandragem.

3 comentários:

  1. A meu ver há feriados a mais sim senhora mas no que toca a férias é outra música!

    Boas férias pintadas e cuida-te! Também a minha casa bem que precisava, mas já não tenho forças para fazer o que fiz durante anos mas por agora ainda não está contemplado no meu orçamento! Talvez para o ano ou para o outro:))))

    ResponderEliminar
  2. Se se retiraem feriados que sejam os mais recentes.
    Pagar gente para calcular os prejuízos dos feriados é de loucos!!!
    Ganhamos pouco por isso o que nos resta é aproveitar e se divertir nos feriados!
    Já vi que o que os patrões/Estado sente é inveja, da nossa vidinha bem aproveitada mesmo sem grandes ganhos!
    MFCC

    ResponderEliminar
  3. Acabem mas é com o 25 de Abril (nunca devia sequer alguma vez ter existido) e deixem os outros feriados em paz!

    ResponderEliminar