terça-feira, 19 de maio de 2009

Xixi no banho

Os malucos do ambiente estão cada vez mais imaginativos quanto às sugestões que arranjam para nos tentar convencer a poupar água. Ou mais parvos. Ou, o que é mais provável, ambas as coisas. Uma campanha lançada recentemente no Brasil – o que significa que um destes dias chega cá – por uma organização de defesa do meio ambiente, sugere-nos que façamos a mijinha matinal enquanto tomamos duche. É que, argumentam eles, puxando o autoclismo menos uma vez por dia, ao fim do ano ter-se-ão poupado com este gesto (!) simples uma quantidade para lá de astronómica de litros de água. Prái uns quatro mil por pessoa. Ou mais. Isto, claro, para os que tomam banho todos os dias.
Hesito quanto ao que pensar acerca de tão ecológica recomendação. O melhor, se calhar, é não me alongar em dissertações relativamente ao que cada um deve ou não fazer para poupar os recursos do planeta, nomeadamente enquanto cuida da higiene. Não resisto, no entanto, a especular que um destes dias uma qualquer organização ecológico-ambientalista-protectora dos animais, dessa malta toda modernaça, nos aconselhará a não lavar as mãos argumentado que assim estaremos a contribuir para a poupança da água e, em simultâneo mas não menos importante, preservamos a vida de inúmeras espécies de bactérias que, tadinhas, também são organismos vivos e que sofrem uma morte dolorosa por afogamento sempre que lavamos as mãos.

8 comentários:

  1. Assim se vê os belos excessos em que andamos... Será que qualquer dia também nos obrigam a ter uma mini-etar em casa, para ir reclicando os tais preciosos liquidos orgânicos... que mandamos sanita abaixo ?

    Haja paciência...

    ResponderEliminar
  2. mas sera que podemos respirar um dia destes?nao haveremos de querer matar ninguem com o bafo

    ResponderEliminar
  3. Bolas, lembram-se de cada coisa!

    Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  4. não digo para não lavar as mãos, mas por exemplo, ter uma pia por cima do autoclismo para depois de se fazer as necessidades, ao lavar as mãos ajudar a encher o autoclismo, deste modo poupando água

    ResponderEliminar
  5. aspirante a tacho7:27 da tarde

    e porque não aproveitar mais... e mijar para a cabeça, antes da primeira ensaboadela???

    ResponderEliminar
  6. E ter tempo para isso? Sabe Deus só para chegar á sanita e fazer pontaria para o buraco. Quanto mais preparar-se para tomar banho...

    ResponderEliminar
  7. E quem não toma banho diáriamente, nem pela manha????
    E se não for xixi??? se fôr cócó???? Santa estupidez!!!
    Vamos lá, este tipo de bitaites tem de apresentar alternativas!!!!;)

    ResponderEliminar
  8. "Os malucos do ambiente" a que te referes, são pessoas que estão atentas ao trabalho que os pobres dos cientistas fazem, nos sítios mais inóspitos do planeta, só para descobrirem se a tua maior preocupação, daqui a 10 anos, vai ser bisbilhotar o que os portugueses googlam ou se vais ter que "matar" por um copo de água. Com isto não estou a dizer que vou dar a tal "mijinha matinal" no duche, simplesmente porque me parece nojento. Esta sugestão que parece disparatada revela desespero, e a verdadeira questão aqui é outra. O que poderá levar a tal desespero?

    ResponderEliminar