sexta-feira, 15 de maio de 2009

O “engenheiro” morreu

Ohhhhh, choremos todos... Como nem Deus nem o Diabo estão interessados em o receber, para evitar um incidente entre as forças divinas e diabólicas de consequências imprevisíveis mas que se podem adivinhar quase tão catastróficas como as actividades terrenas do recém-falecido, pedem a mediação de um tribunal arbitral que decide de forma salomónica: alternará um mês no céu e outro no inferno.
No primeiro mês o homem vai para o Céu e Deus, coitado, não sabe o que fazer e quase é levado à loucura. O engenheiro maldiz de tudo, põe em causa todos os elementos de oração e da liturgia, dissolve o sistema de assessoria pessoal dos anjos, suborna as nuvens, transfere 1km quadrado do Céu para o inferno, nomeia arcanjos provisórios aos milhares, intervém nas comunicações aos Santos, troca as placas das portas de S. Pedro e, quando parecia que nada podia piorar mais, envia um projecto de lei aos apóstolos para reformular os Dez Mandamentos e amnistiar o Diabo.
O Céu transforma-se, obviamente, num caos. As pessoas não o suportam mais, promovem piquetes e invasões. Anjos-Magistrados, Anjos-Funcionários Judiciais, Anjos-Militares, Anjos-GNR, Anjos-PSP, Anjos-Bombeiros, Anjos-Médicos, Anjos-Enfermeiros, Anjos-Professores, Anjos-Funcionários Públicos, convocam greves, protestos, manifestações, vigílias, marchas... O descontentamento é geral e Deus passa a contar cada minuto até ao fim do mês para o mandar para o inferno. Quando finalmente o nosso engenheiro se vai, Deus respira de alívio.
Por volta do dia vinte do mês seguinte, começa a sofrer novamente pensando que dentro de dez dias tem que voltar a vê-lo. No entanto, maravilhosamente, ao primeiro dia do mês em que o traquina devia voltar nada acontece. No quinto dia, ainda sem notícias, Deus estava feliz mas começou a pensar que, tendo passado mais tempo no inferno, era provável que, para compensar, o engenheiro era gajo para querer passar dois meses seguidos no Paraíso... Horrorizado perante a mera hipótese, Deus decide contactar o inferno para perguntar ao Diabo o que estava a suceder. Foi atendido por um assessor ao qual Deus pergunta: "-Por favor, posso falar com o Diabo?" "-Qual dos dois?", responde o assessor, "o vermelho com cornos ou o "filho de uma senhora de reputação duvidosa"?!
Recebida por e-mail e adaptada por moi-mêmê.

5 comentários:

  1. Que maldade... mas fartei-me de rir!

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. maldade é o que o gajo fez e faz á gente neste 4 anos!

    ResponderEliminar
  3. rsssss
    Gostei desta. Mas deveria ser verdade... pelo menos o título.

    ResponderEliminar
  4. Mas a brincar que se diga, nas páginas do Wikipédia em holandes, está de facto a morte do nosso primeiro devido a um acidente perto do Pombal.

    ResponderEliminar
  5. Viva!
    Vim aqui parar por um acaso da expressão "encanar a perna à rã" e estou a divertir-me em grande com estes post's.
    Parabéns!

    ResponderEliminar