quinta-feira, 2 de abril de 2009

Proposta indecente

Acabo de descobrir um novo blogue. Chama-se “Pensando no tempo” - já foi adicionado à lista daqueles que se atrevem a linkar o Kruzes apesar da má fama que isso acarreta - e parece estar no ar desde ontem. Provavelmente o seu autor deverá estar ligado à meteorologia ou, pior, anda com a cabeça nas nuvens. É o mínimo que se pode concluir da sugestão que apresenta, num post que acaba de publicar, onde defende a ideia de transformar Estremoz numa freguesia do concelho de Évora, no âmbito de uma eventual e futura divisão administrativa do país!
A regionalização é um tema que me é caro. Penso que os portugueses desperdiçaram, no referendo onde a questão foi a votos, uma ocasião soberana de pôr um ponto final no centralismo de Lisboa e iniciar um novo caminho onde os centros de decisão estariam perto dos eleitores. Lamentavelmente os eleitores não entenderam assim e, é minha convicção, que todos ficámos a perder. Nomeadamente todos os que estão longe dos corredores do poder.
Quanto à reorganização da divisão administrativa parece-me evidente que ela terá de acontecer. É, mesmo, urgente. A extinção de algumas freguesias será, então, um dado adquirido no nosso concelho, porque casos como o de S. Bento de Ana Loura e Santo Estevão, pelo menos, não têm qualquer razão para continuar a existir por evidente falta de população. Já a extinção de concelhos, salvo um ou noutro caso noutras regiões do país, não se afigura como necessária no distrito de Évora. E, como defende o autor do “Pensando no tempo” despromover Estremoz e os restantes municípios a freguesias é, no mínimo, uma piada de muito mau gosto.
Parada ou não no tempo – isso normalmente depende do lado de que se olha e da cor que se aprecia – os problemas de Estremoz pouco têm a ver com a forma como é, foi ou será gerida. O verdadeiro drama é a falta de pessoas. E, enquanto a tendência de desertificação que há décadas se vem verificando não for invertida, as coisas pouco irão melhorar. Mas enquanto os casais mais jovens preferirem ter cães a fazer filhos não sairemos da cepa torta.

4 comentários:

  1. acarreta má fama ter-te adicionado??? bolas, será por isso que ando doudinha??
    ahaahahha

    ;)

    ResponderEliminar
  2. nem mais, as criancinhas fazem falta pessoal...deixemos de apenas passear o canito...

    ResponderEliminar
  3. Cheira-me a Albino...

    ResponderEliminar