quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ano do barroco

Um dos primeiros sinais de velhice é quando se começa a pensar que não era má ideia escrever as nossas memórias. Talvez por isso, ou por outra coisa qualquer, lembrei-me um destes dias que devia fazer um desmentido. Ou melhor, um desmentido público. Melhor ainda, um importante desmentido público. Embora, convenhamos, pouco público porque este blogue não tem grande audiência e a importância da coisa a desmentir seja pouco menos que insignificante. Mas, como o blogue é meu e o desmentido também, chamo-lhe o que muito bem me apetecer. E, no caso, apetece-me chamar-lhe importante desmentido público.
Passemos aos factos. Como muitos se recordarão, pelo menos os que moram em Estremoz, em 2004 ou 2005, não sei ao certo, o Município local levou a efeito um conjunto de actividades culturais a que resolveu chamar o “Ano do Barroco”. Ora os alentejanos – pelo menos a maior parte – têm um apurado sentido de humor, gostam de trocadilhos e demonstram uma apetência natural para “rebaptizar” este tipo de coisas. Recorde-se a quantidade de alcunhas que existem por esse Alentejo fora e que não encontra paralelo em mais nenhuma região do país.
Não foi portanto de estranhar que o “Ano do Barroco” depressa passasse a ser conhecido, em Estremoz, como o “Ano do Bacoco”. De estranhar é que tal “baptismo” tenha sido atribuído, de imediato e convictamente, à minha pessoa. A tal ponto que, ainda hoje e apesar da veemência dos meus protestos, continua a haver quem esteja convencido que fui eu a inventar tal designação. É por isso que, mais uma vez, faço este importante desmentido público. E veemente, também. É uma piada engraçada, irreverente como quase todas as boas piadas, mas nada tenho a ver com a sua origem. Ainda assim, aproveito a ocasião para parabenizar o autor que, desconfio, é gajo para de vez em quando dar por aqui uma espreitadela.

3 comentários:

  1. Boa piada! eheheheheh

    ResponderEliminar
  2. Isso de ter fama e proveito nenhum... acho muito bem que desmintas, ora essa! E veementemente!

    ResponderEliminar
  3. ahahahahah és capaz de ter razão na "viagem" ao blogue

    ResponderEliminar