terça-feira, 3 de abril de 2012

Manifesta discriminação


O facto de algumas juntas de freguesia terem decidido alugar autocarros para levar os seus fregueses a manifestarem, em Lisboa, o seu desacordo pelo desaparecimento da sua freguesia parece ter causado algum incomodo em certos opinadores. Daqueles que, nas mais variadas televisões e outros órgãos de comunicação social, têm a mania que fazem opinião. Para essa rapaziada, uma passeata até à capital da república para exprimir indignação não será o destino mais adequado a dar a umas centenas de euros oriundos do erário público. Embora muitos deles não se tenham cansado de, num passado não tão distante quanto isso, exaltar o direito dos portugueses à indignação. Desde que a paguem, acrescentarão agora.
Parece não levantar grande celeuma a necessidade de uma reorganização que envolva o fim de freguesias que hoje, praticamente, já não têm habitantes e que, na prática, apenas existem no papel. É, também, consensual que ao nível autárquico – municípios e freguesias – se esturra dinheiro se forma absolutamente tresloucada. Mas, que diabo, apontar o dedo aos autarcas que entenderam mobilizar os seus eleitores, mesmo gastando dinheiro de todos, para a defesa do órgão da administração pública que está mais próximo do cidadão comum, já me parece demais. Principalmente quando há tanta outra coisa, mesmo a este nível, onde o procedimento é exactamente o mesmo. Assim de repente estou a lembrar-me daqueles eleitores que ciclicamente são transportados para, a título individual e apenas porque lhes apetece, participarem nas mais diversas manifestações. De carácter lúdico, no caso. Estamos, portanto, perante uma clara discriminação do manifestante. O que me deixa indignado. Ludicamente, claro.

3 comentários:

  1. Actualização do estatuto e reformulação das freguesias, claro que sim. Mas não se acomodam anexos antes de se dimensionar a nave principal. Se os partidos da actual maioria feitos patos-bravos querem assentar tijolo sem cuidar dos alicerces, das oposições registe-se que em vez de construir atrapalham. Não há solução para o País com um sistema eleitoral talhado á conta e medida como alimento das clientelas partidárias. Inundados de naftalina trocam de actores e fatiotas, preservando á vez a chave bem guardada do palheiro que os vai engordando, repartindo e enfardando entre si em palco de simulação de guerrilhas para entretenimento público. Só uma emenda constitucional de emergência máxima será receita curativa para tão nociva moléstia, com renovação, refrescamento e distribuição com renovados e legítimos peões em tabuleiro a arejar com destreza. Das quase duas centenas e meia de deputados em corrente continua, aí uns 50% não tem feito mais que coçar cadeiras, agarrados, tolhidos e obedientes por vícios fósseis desde á mais de 30 anos. Nunca foram capazes, ou intencionalmente mascararam a emergência de parir uma nova, escorreita e transparente lei eleitoral. O modo e tempo da actual discussão do número de freguesias não passa de um mal encenado número circense, quando tudo deveria iniciar-se por uma constituição adulta e sem sofismas, pelo modo de eleição e assento no parlamento e órgãos autárquicos para que com legitimidade renovada se arquitecte o edifício administrativo do País. A redução do número de deputados deve andar perdida, a descentralização, (que não uma regionalização multiplicadora de benesses e burocracia), parece que se perdeu. Se os governantes de turno apenas rodeiam habilidosamente as questões estruturais de fundo, os anafados opositores enquanto arregalam o olho á espera de vez, vão-se coçando com um chega para lá macaco, que em vez de apontar alternativas decentes insistem em inundar-nos a pele, tossindo e salivando gafanhotos. Saltam de galho em galho como quem muda de camisa, de Faro para Braga como de Sintra para Lisboa.

    ResponderEliminar
  2. Mas conseguiu-se algo... teve impacto!!
    Compara o impacto da greve espanhola com a a nossa!!
    Eles lá não brincam em serviço.

    ResponderEliminar
  3. Reforma administrativa sim, mas ao mesmo tempo que uma reforma eleitoral, nomeadamente introduzindo os círculos uninominais. Caso contrário os ganhos serão muito poucos.

    ResponderEliminar