quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Candidatos de aviário

As presidenciais são, de todas as eleições, as mais desinteressantes. Os poderes do Presidente são pouco mais do que protocolares, pelo que se torna completamente indiferente quem ocupa o cargo. Quem vencer pouco ou nada pode fazer e, ainda que queira - e nem mesmo quanto a isso existem certezas acerca da vontade dos candidatos anunciados – pouco poderá interferir no sentido de alterar o rumo que o governo está a dar à politica nacional. Daí que a imagem da luta pelo pedaço de pão no bico da galinha assente que nem uma luva a este acto eleitoral. O lugar em disputa tem tanta importância quanta a fome que pode ser saciada pela migalha de pão pendurada do bico de um galinácio em fuga. 
Calculo que debates como o transmitido ontem sejam penosos para os intervenientes, para os que tem como função comentá-los e, principalmente, para quem assiste. Embora quanto aos últimos um comando à distância possa obviar a penosidade da coisa. Acredito que qualquer dos candidatos que ontem estiveram na TV sejam bons na área de actividade em que se notabilizaram. Também não tenho motivos para duvidar que a curar feridas ou a ligar cabos serão do melhor que existe entre nós. No entanto, pelo nível de argumentação usado no debate, nem  para Presidente da junta da minha freguesia me parece que reúnam qualidades.

3 comentários:

  1. Se falas do debate dirigido pela pindérica Judite de Sousa que não a suporto, ouvi os candidatos.
    Como a RTP o tempo é contabilizado ao minuto e nestes debates não deveria ser dando espaço à publicidade, porque afinal é paga por todos nós, esta jornalista (quase todos) cortam o raciocínio dos entrevistados e fica tudo pela metade.

    O do PCP nada convincente mas como o voto é secreto e eu sempre fui uma fura regras, irei votar Fernando Nobre pelo homem que é, pelo seu conhecimento "do outro lado da barricada", por ser angolano como eu...mas para além de tudo o que refiro, quanto mais não seja para que o Sr.Placas-dentárias-soltas ou o Sr.das Pantufas poéticas(estes sim candidatos de aviário que cresceram rápido demais mas o cérebro ficou...enfim) fiquem sem o meu voto!

    Mas não irei ver mais nenhum debate porque tudo não passa de uma "porcaria televisiva" para não dizer "palha para burros"

    ResponderEliminar
  2. Qualquer um dos candidatos já anunciados me é manifestamente indiferente. Até porque o cargo é meramente decorativo. Do debate em causa aposto que não fica mais nada para a posteridade do que a história da galinha...Que dita daquela maneira transformou uma situação dramática em algo caricato.

    ResponderEliminar
  3. Qualquer um dos candidatos já anunciados me é manifestamente indiferente. Até porque o cargo é meramente decorativo. Do debate em causa aposto que não fica mais nada para a posteridade do que a história da galinha...Que dita daquela maneira transformou uma situação dramática em algo caricato.

    ResponderEliminar