segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

E se fosse uma mesquita?

A construção da nova Igreja de S. Francisco Xavier, no Restelo, em Lisboa, está a motivar acesa polémica. O projecto, que apresenta a igreja em forma de caravela dourada, tem motivado reacções negativas que colocam em causa, entre outras questões, a sua localização, volumetria e altura de uma das torres do edifício.
Podem até todos ter razão. Provavelmente terão. A mim, que não sou muito dado a essas coisas da religião nem aprecio fundamentalismos de qualquer espécie – sejam eles urbanísticos ou religiosos – fica-me apenas a dúvida se, caso se tratasse da construção de uma mesquita com um minarete, os que agora contestam manteriam a mesma posição. Talvez um destes dias venhamos a descobrir… 

2 comentários:

  1. Já estivemos mais longe. Se o Islão continuar a afluir ao mundo ocidental ao ritmo a que o tem feito nos últimos anos; se, paralelamente, estes imigrantes continuarem a reproduzir-se ao ritmo a que o fazem actualmente; e, finalmente, se apesar de estarem na Europa conseguirem difundir os seus ideais religiosos aos respectivos descendentes, então os partidários do Islão serão, no espaço de pouco mais de uma geração, maioritários.

    ResponderEliminar
  2. Não sou arquitecta, nem trabalho dentro do ramo, mas aprecio a ARTE...
    Vou dizer uma coisa...
    - Quando se reconstruiu a cidade de Lisboa, após o terramoto, foram feitas as mesmas ou piores críticas, e, hoje as ruas estão/são normais...
    Mais...
    - Quando se fez o Mosteiro dos Gerónimos foi a mesma coisa...
    E hoje é 1 dos ex-libris da cidade de Lisboa, Lindo, lindo como ele só!
    - Quando se aventurou ao IMENSO mar, em pequenas naus, conquistamos os Adamastores, Cabos, e Velhos do Restelo...
    Por isso deixem-se de volumetrias, localizações e torres e sejam a favor das inovações...
    Abram a mente à Inovação e não a Imitação!
    MFCC

    ResponderEliminar