quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Apenas agora é que MC deu por isso?!

Confesso que já achei mais piada a Medina Carreira. O discurso do caos está a tornar-se repetitivo, a perder a graça e a insistência em fazer um diagnóstico do apocalíptico do estado do país, sem apresentar soluções, começa a aborrecer-me. As mais recentes tiradas do antigo ministro das Finanças dirigiram-se, desta vez, ao programa “Novas Oportunidades” e fizeram-me recordar este texto que publiquei, em Novembro de 2007, na primeira versão do Kruzes Kanhoto, então no Sapo.
Cursos do Noddy
Foi com algum entusiasmo e muita expectativa que me inscrevi no Programa “Novas Oportunidades”. Pretendia, pela via do RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências - concluir o ensino secundário que, em resultado de uma mistura de inépcia natural para a matemática e uma irresponsabilidade que hoje tenho alguma dificuldade em compreender, ficou por concluir desde o tempo em que era suposto e normal ter sido concluído.
No entanto, após o primeiro contacto com o referencial que alguém se lembrou de elaborar para servir de guia a este programa, o entusiasmo esmoreceu e a expectativa transformou-se em frustração.
Contrariamente ao anunciado e que seria expectável, o RVCC não se trata de reconhecer a aprendizagem que o formando efectuou ao longo do seu percurso de vida e certificar esses conhecimentos em termos académicos. Pretende-se antes que se relatem experiências, nem interessa se verdadeiras, e se escreva, de preferência muito, sobre temas variados. No meu caso, devo fazê-lo sobre temas tão diversos como o aparelho de telex, com que trabalhei na tropa, a importância e evolução dos electrodomésticos ou, algo tão relacionado com o meu percurso profissional, como o tema “Educar hoje”.
Evidentemente que, acções deste tipo, têm como finalidade aumentar estatisticamente o nível académico da população e premiar com o diploma do ensino secundário quem, ainda que pouco ou nada saiba, tenha algum jeito para contar histórias. Nem que sejam da carochinha. Ou do Noddy.

2 comentários:

  1. As "Novas Oportunidades" se forem realmente bem aproveitadas serão uma Nova Oportunidade, para quem não conseguiu completar o 9º e 12º anos de escolaridade.
    O que se tem visto é gente a se pavonear e a fingir que estudam, só com o intuito de subir na carreira e não com a verdadeira FÉ de SABER mais e melhor produzir nos seus serviços...
    É tal como diz o KK: aumentar as estatisticas de "diplomados"
    MFCC

    ResponderEliminar
  2. EStá tudo entregue à bicharada amigo Kruzes!

    ResponderEliminar