domingo, 15 de março de 2009

(In) Justiças

Não vejo grandes razões para em Portugal se gastarem tantos recursos com a Justiça. Principalmente quando se sabe, logo à partida, que os chamados mega processos que envolvem figuras públicas e que se arrastam durante longuíssimos anos – consumindo meios humanos e financeiros que seguramente seriam muito mais úteis noutras áreas – chegam sempre a lugar nenhum. Por mais evidentes e credíveis que as acusações pareçam aos olhos de todos, nunca há culpados de nada e a culpa morre invariavelmente solteira. Desconfio até que se não fosse a liberalização dos costumes ainda seria virgem.
Não há suspeito que se preze, seja qual for a alegada manigância em que se suspeita possa estar envolvido, que não alegue convictamente estar a ser vítima de perseguição, de uma cabala, campanha negra ou mesmo de uma qualquer tramóia. O que me leva a concluir que os portugueses são maus como as cobras - embora ainda esteja por provar que os repteis em causa sejam assim tão maus e que esta expressão não passe de uma campanha rasteira contra eles - a julgar pelas alegações dos suspeitos, que num ápice passam a vitimas, gostamos de perseguir, de armar cabalas, fazer campanhas e congeminar tramóias.
Excluindo Vale e Azevedo, que passou uns anitos no xelindró, mais ninguém com algum prestígio social ou que seja detentor de algum tipo de poder, malhou com os costados na choça. E mesmo este apenas porque teve o azar de perder as eleições para Manuel Vilarinho. Se isso não tivesse acontecido, José Mourinho teria continuado a treinar o Benfica e a história tal como hoje a conhecemos, provavelmente, seria muito diferente.

3 comentários:

  1. Pois é eu acho que tal como nos casinos, o pessoal não tem bolsos na roupa, os tribunais não deviam de ter gavetas - para não ficar lá nada esquecido!...

    ResponderEliminar
  2. Os mega processos demoram muito tempo porque são famosos...vê lá se um pedreiro demora a muito a entrar na prisa...que nada. País de merda é o que é...justiça por encomenda. Triste mas é verdade...muda-se uma sempre uma pequenina coisa para adiar. Ou porque não apareceu, ou porque vão apresentar provas....é demorar uma vergonha de justiça que temos.

    ResponderEliminar
  3. o sistema de justiça de um país, define-o!

    ResponderEliminar