quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Talibans

Para quem não possui o carrinho equipado com um aparelho de GPS, o Google Street View constitui uma ajuda preciosa sempre que estão em causa deslocações a locais pouco conhecidos ou, até mesmo, desconhecidos de todo. Não entende assim a Comissão Nacional de Protecção de Dados, que resolveu proibir o anunciado regresso das viaturas do Google às nossas ruas por considerar estar em causa o anonimato de pessoas e veículos. Das pessoas que andam nas ruas, sublinhe-se, porque os carros ao serviço daquela empresa não fotografam o interior das residências. 
A seguir-se à letra a cartilha dos senhores que compõem a dita comissão, filmar ou fotografar na via pública será, mais dia menos dia, proibido. Ou até, quem sabe, será proibida a recolha de imagens de satélite sobre o território nacional, não vá o monte de sucata esvoaçante fotografar alguém importante a fazer o que não deve ou captar umas quantas imagens de gente a apanhar banhos de sol no terraço ou no quintal. Se depender deles, leis como as que se pretendem implementar noutros países visando proibir que as mulheres usem burka em lugares públicos, impedindo a sua identificação, nunca terão aplicabilidade por cá. 
Num tempo em que toda a gente, independentemente da idade, expõe a sua vida – muitas vezes até ao mais ínfimo, desinteressante e desnecessário pormenor - de livre e espontânea vontade, parece absolutamente ridículo que se impeça o desenvolvimento de uma importante ferramenta tecnológica. Até porque as questões de privacidade já estão mais que acauteladas, uma vez que matriculas e caras aparecem sempre desfocadas impossibilitando o seu reconhecimento.
O progresso, a evolução tecnológica e a colocação à disposição de todos de novas ferramentas que nos proporcionam mais conforto e conhecimento, parecem incomodar muita gente. Principalmente velhos do Restelo, ciosos vá lá saber-se do quê, que deviam fazer as malas e mudar-se para países onde reinam mullahs e ayatollahs. Seres intrigantes com quem revelam admiráveis semelhanças de pensamento.

1 comentário:

  1. Concordo e claro que os velhos do Restelo não querem pelo que referes "com enorme sentido de humor".

    Realmente este país é atrasado em tudo e ainda sem saberem bem para que servem aparecem logo os contestatários. No entanto quando se deslocam "à custa dos pacóvios" e jantam por exemplo no melhor restaurante de Londres nem pensam que nas terras de sua magestade existem aproximadamente vinte milhões de câmaras de vigilância e mais uma data de ferramentas de pesquisa.

    ADOREI e ainda soltei umas gargalhadas. Obrigado:)

    ResponderEliminar