quinta-feira, 27 de maio de 2010

Se "escutados" e "filmados" trabalham todos no mesmo ramo porquê proceder de maneira diferente?!

Da mesma forma que a divulgação de escutas, ainda que alegadamente reveladoras de potenciais crimes, não é autorizada sendo até punida criminalmente, também a exibição de imagens de um assalto a uma estação do CTT, pelos vários canais televisivos nos seus espaços noticiosos, não devia ter sucedido. Ocorrem-me razões de vária índole para sustentar o que afirmo. A saber:
 - A falta de autorização dos jovens – é assim que agora são conhecidos os meliantes – para a divulgação da sua imagem. Este procedimento, altamente condenável, pode constituir uma violação da sua privacidade e dar azo a que estes interponham uma acção contra quem autorizou a divulgação do filme. De estranhar até que não tenham interposto uma providência cautelar ou, melhor ainda, se tenham apoderado das câmaras antes de abandonar o edifício. Uma coisa assim do tipo acção directa;
 - A relativa facilidade com que o trabalhinho foi feito e o êxito da operação podem suscitar o interesse de outros pacatos cidadãos que, por uma ou outra razão, têm ficado privados dos seus meios de subsistência. Sabe-se que, por enquanto, na actividade dita criminal ainda não existe desemprego, embora a existência de cada vez mais pessoas a procurarem esta carreira possa alterar radicalmente esta realidade;
 - A tentativa de agressão de que foi alvo um dos intervenientes na operação. Como é perfeitamente visível nas imagens foi atirado um objecto que, a atingi-lo, podia ter colocado em causa a sua integridade física. Este mau exemplo, se seguido por futuras vítimas, pode influenciar o actual equilíbrio de forças e vir a condicionar o desempenho dos técnicos de angariação de bens alheios. O que, principalmente numa altura de crise, não é nada bom. Injustamente esta é ainda uma profissão não reconhecida, com poucos direitos laborais e como os profissionais do sector nem sempre cumprem com as suas obrigações com a segurança social, qualquer acidente em serviço é susceptível de causar sérios prejuízos no rendimento mensal obtido pelo técnico atingido.
Temos, felizmente, uma Justiça sensível a estas questões. Estou, por isso, em crer que em breve serão tomadas medidas sérias que evitem a exposição inqualificável dos "jovens" que, abnegadamente, se dedicam a estas causas. E, já agora, que se identifique o patife que atirou o balde, ou lá o que era, na direcção do profissional que, de forma honesta e briosa, fazia o seu trabalho. Coisas destas não podem ficar impunes sob pena de a justiça cair na rua.

4 comentários:

  1. Este teu post merecia ser enviado para o ministro da administração interna versus cara-de-pau a ver se sorrindo daria com o trombil na dura realidade por que estamos a passar e não dentro da sua redoma com protecção policial e guarda-costas olhe só para as estatísticas.

    Parabéns e narras algo assustador com um humor sensacional. Precisava tanto de rir e dei uma sonoras gargalhadas e escusas de procurar "o balde, ou lá o que era" porque está a ser objecto de estudo por parte das altas individualidades:):):)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Devia vir a público em todos os canais nacionais as imagens dos ditos srs. sobre as escutas, negócios ilícitos aldrabices, etc., que se fiz neste país... Para vermos bem quem são as carinhas larocas que nos "governam e comem"!
    E também a de todos os criminosos, ladrões, violadores e aldrabões.
    Fazer um lista com nomes e caras e toranar tudo público e meter como se faz com a "lista de devodores" das Finanças Nacionais!
    MFCC

    ResponderEliminar
  3. Essas vitimas deviam ir presas, nao tinham nada que estar no local errado, à hr errada.
    ;)
    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente. Os jovens, como são conhecidos os meliantes, deviam ter uma vida mais facilitada, e o dinheirinho sempre pronto a ser gamado, desculpem, desviado...
    Isto de ser gatuno, tem muito que se lhe diga...
    OS GATUNOS AO PODER, JÁ!!!
    -Mas, eles já lá estão!...
    Um abraço
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar