segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sai um pastel de...qualquer coisa!

A Deco andou por aí a investigar pastéis de bacalhau e rissóis de camarão. Daqueles ultra-congelados que se vendem nos supermercados, e outras superfícies comerciais, que constituem um dos alimentos preferidos das donas de casa pouco dotadas na arte de bem confeccionar refeições decentes. Fez, aquela associação de defesa dos consumidores, muito bem. Afinal, segundo o que os resultados da investigação acabaram por revelar, os ditos pastéis do fiel amigo tinham muito pouco e os rissóis de camarão quase nada. As surpresas não ficaram, no entanto, por aqui. Pior do que aquilo que não tinham e deviam ter é que tinham aquilo que não deviam ter. Terá sido, a serem verdadeiras as conclusões, encontrada em algumas embalagens uma quantidade significativa de bactérias de nome esquisito que também habitam, entre outros locais, no nariz de um vulgar – não necessariamente pouco asseado – ser humano. Macacos, portanto. 
Não sei se a segurança alimentar dos portugueses está ou não garantida, mas noticias como esta não são de maneira nenhuma tranquilizadoras. Até porque o mundo mudou – e não foi apenas nas últimas três semanas – pelo que hoje poucos concordarão com aquela velha máxima de outros tempos que garante que tudo “o que não mata engorda”.

2 comentários:

  1. Também li a notícia da DECO, entidade que acredito, mas como não sou nada fã do "fiel amigo", a minha marca ou melhor dos que eu gosto foi considerada muito boa:)
    "Donas de casa pouco dotadas" e que tal "Donos de casa pouco dotados"???:)))) Sei fazer, mas sabes que quando trabalhava foi uma das formas que encontrei para ter mais uns escudos? Hoje e sózinha fazer pasteis de bacalhau ou rissóis? NEM MORTA e vou aos ultra congelados:)))) e tenho sempre ali para uma emergência ou quando os meus entram pela porta sem eu contar.

    Nada é garantido...nunca o foi e não é agora que o será. Também eu pensava que quando casei era para sempre, que poderia dar um futuro melhor às filhas e depois de uma guerra estúpida (como se houvesse alguma inteligente) colonial e os últimas 3 anos uma guerra civil...pulverizou-se tudo e restou uma única coisa que jamais alguém me tirou, tiram ou tirarão, nem a actualidade: o meu sorriso, o meu acreditar em que melhores dias virão e viver, lutar e nunca baixar os braços um dia de cada vez com os mesmos valores morais que recebi dos meus pais, que transmiti às filhas e fiz delas o que são e todos os dias adormeço nessa "base/sonho" e se acordar vou à luta de novo.

    Já tive muito, fiquei sem nada e aprendi viver apenas com o essencial e sempre antes de avançar para algo fazer bem as contas à vida.

    O mundo mudou e nestas três semanas foi de tal forma, que a orquestra sinfónica governamental desafinou por completo e as notas informativas têm sido com sons que ninguém entende.

    Um abraço e sai um pastel de..qualquer coisa, mham, mnham que bem que me soube:)

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz com esta iniciativa da DECO.
    Infelizmente não são só os rissóis de camarão e pastéis de bacalhau, há muito congelado sem qualidade e fora de prazo, no qual os "chefes" retiram as datas de validade e voltam a colocar outra com 1 prazo mais alongado, é de loucos!
    Eu ainda faço as minhas coisas e só compro ervilhas congeladas, mais nada!
    Se tiver tempo e pachorra faço eu os meus pastéis e rissóis...
    MFCC

    ResponderEliminar