domingo, 23 de maio de 2010

O mercado das festas

Não vale a pena tentar encontrar desculpas para o falhanço de certos eventos. Muito menos recriminar os habitantes de uma determinada localidade pela fraca adesão a esta ou àquela iniciativa. Não vale a pena argumentar com essa vaga desculpa das mentalidades, nem disparar um sem número de chavões sem qualquer significado, para tentar justificar o injustificável. A cultura, a arte, o espectáculo ou até mesmo o desporto e todos aqueles que os promovem – ou se querem prover à sua conta - tem que compreender primeiro, e aceitar depois, as regras do mercado. É inútil querer dar ao mercado aquilo que ele não quer, não precisa ou para que se está nas tintas. Arranjar outros argumentos faz lembrar a velha história do soldado que aos olhos da família era o único com o passo certo.
Parece-me ser esta a altura apropriada para que o país pondere se deve continuar a financiar realizadores de cinema, produtores de eventos ditos culturais, clubes de futebol e toda uma panóplia de “organizações” que apenas têm lugar graças ao financiamento público. Ou seja ao dinheiro de todos os contribuintes.  Os mesmos que agora são chamados a "salvar a pátria". É tempo de toda essa gente perceber o que o mercado quer e, com os seus meios ou com aqueles que o mercado estiver disposto a conceder-lhes, mostrarem o que valem. Porque isto de fazer festas e festinhas com o dinheiro dos outros é coisa que não parece muito complicada. Mesmo que o público não apareça.

3 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo, porque se há eventos que têm sucesso...outros são um autêntico falhanço. Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  2. É assim...
    Temos de ter uma sensibilidade e educar o "povo" para certas coisas...
    Aprecia-se a comida quando temos fome ou mais apetite... Certo?
    Quem sabe falar, dá gosto ouvir... Certo?
    E agora como é que se organiza um espectáculo sem ter noção do gosto do povo?!
    É 1 falta se sensibilidade por parte dos organizadores...!
    É como organizar um espctaculo de rock para gente pimba!
    MFCC

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo
    Mais uma vez concordo completamente com a opinião expressada no post.
    Inspirado pelo meu amigo , tive a ousadia de tb criar um blogue que o convido a visitar.
    Tomei a liberdade de o linkar. Se achar conveniente tá á vontade de pagar com a mesma moeda.

    Abraço

    http://oeconomesdescomplicado.blogspot.com/

    ResponderEliminar