sábado, 22 de maio de 2010

O "comprimento" do dever...

Não conheço Fornos de Algodres. Nunca lá fui. E se até ontem não lamentava esse facto, depois de ver as notícias num dos telejornais da noite tudo mudou e passei a ter uma enorme vontade de conhecer essa terra. Ao que parece, a serem verdadeiras as informações veiculadas pela SIC, aquela autarquia é das mais endividadas do país. A confirmarem-se as notícias, terá uma divida de trinta e cinco milhões de euros! O que, para um município com uma área de cento e trinta e um quilómetros quadrados e uma população de cinco mil e trezentos habitantes, menos catorze quilómetros quadrados e dois mil e cem residentes do que – por exemplo - Borba, é algo de absolutamente surreal. Nomeadamente se tivermos em conta que se trata de uma Câmara que, a título de Fundos Municipais, recebe pouco mais de quatro milhões e trezentos mil euros e que as receitas próprias andarão pouco acima dos dois milhões. 
Terão feito, com certeza, muitas obras. Todas importantes, acredito. Com um tal volume de divida é provável que tudo esteja revestido a ouro, ou então que a cada passo se tropece em infra-estruturas de fazer inveja a qualquer eleitor de uma qualquer cidade de um qualquer país rico. Terão, também, atribuído subsídios de forma mais ou menos generosa que se revelaram determinantes para o progresso, bem-estar e qualidade de vida dos residentes no concelho. O pior é pagar a conta. E parece que chegou a altura de o fazer. 
A reportagem televisiva terminou sem que nos tenha sido dado conta se os responsáveis por esta situação calamitosa estarão ou não presos. Num país decente, habitado por gente honesta, regulado por leis elaboradas por pessoas sérias e aplicadas por profissionais competentes, não tenho grandes dúvidas que “políticos” deste calibre seriam responsabilizados por tamanho descalabro. Por cá ainda lhes fazem uma estátua…

5 comentários:

  1. Quando o exemplo vem de cima...

    ResponderEliminar
  2. Não é só essa...acho que todas têm rabos de palha e se há onde se vê obra...noutras não passam de meras miragens.´Prisão, seria pouco!

    ResponderEliminar
  3. Por curiosidade fui ver quem elegeu quem desde 1976.
    Sabia que o mais à "esquerda" possível só poderia ser PS (aliás muito hábeis nestas coisas do "quem vier atrás que feche a porta...).
    Confesso que me enganei.
    O PSD encarregou-se de gerir a Câmara de 1976.
    É caso para dizer: Estamos sempre a aprender...!

    ResponderEliminar
  4. Eu cada vez que leio ou ouço coisas do género fico atónita.
    Como é possivel estes imbecis não saberem que os "roubos" efectuados estão a dar nas vistas???
    E pior é que quanto mais roubam mais querem, é viciante...
    Já não há vergonha de ser ladrão, a vergonha é de ser pobre...
    Mas para mim, "pobres" são todos os que assim pensam!
    Ouvi isto ontem:
    "Dinheiro e forças ninguém sabe quem ás tem."
    eu respondi:
    "Não valem de nada sem SAÚDE E FELICIDADE!"
    Não obtive resposta...
    "Peculato" é 1 palavra cara, mas muito vulgar nestes dias...
    É por esta e opr outras copy past que o nosso país está como está...
    MFCC

    ResponderEliminar
  5. Concordo deve ser realmente viciante, conheço bem a realidade referida, e tenho pena de alguns que la vivem,foi pena que so tivessem proveito meia duzia de pessoas, mas neste pais ninguem investiga nada e quando alguem o faz fica no arquivo.
    Convido o autor do bloog a visitar a referida terra e tentar conhecer alguem que lhe mostre a realidade da divisão, pois assim depressa entenderá o endividamento
    Sandra

    ResponderEliminar