quarta-feira, 5 de maio de 2010

Malta que, irreflectidamente, se apodera de coisas...


A fraude hoje divulgada pela comunicação social envolvendo, alegadamente, alguns funcionários públicos de um hospital portuense que, segundo as fontes difusoras da notícia, burlaram a ADSE em cerca de cem mil euros não me causa a mais pequena surpresa. Quanto muito apenas me espantam os pequenos montantes envolvidos e, face ao número de supostos intervenientes, ao valores irrisórios que terão cabido a cada um deles.
Recordar-se-ão com certeza os meus leitores de ter escrito num post, ou até mesmo em mais, que este tipo de actuação é uma consequência dos baixos salários, da inexistência de expectativas de carreira, dos congelamentos salariais e, em suma, da forma como os funcionários públicos tem sido tratados nestes últimos anos. E, também, como é evidente da ganância, da má formação moral dos intervenientes e dos maus exemplos que a cada dia lhes são transmitidos por outros muitíssimo melhor colocados na hierarquia profissional, social e outras. 
Obviamente que, apuradas as responsabilidades, as pessoas envolvidas no esquema deverão ser punidas. Não se brinca assim com o dinheiro público. Para mais numa altura em que todos os cêntimos são importantes para o nosso engenheiro brincar aos comboios. De resto a este tipo de comportamento - altamente condenável, é bom sublinhar – chama-se roubar e merece ser severamente castigado. Escusam, no entanto, de vir para aqui – ou para outro lado qualquer – argumentar que fulano, sicrano ou beltrano roubaram milhões e nada lhes aconteceu. Isso não passa de populismo. 
É por essas e por outras que temo pelas consequências que certamente advirão para o deputado que irreflectidamente se terá apoderado de dois gravadores pertença dos jornalistas que o entrevistavam. Vão ver o homem ainda se trama. É que com coisas deste valor nunca se sabe…

5 comentários:

  1. Este "cancro" já não é de agora mas de há muitos e muitos anos. Tudo se conseguia a troco de "uma gorjeta ou super gorjeta, ou a chamada luva", mas havia e há imensas excepções, funcionários públicos integros mas outros é o que se sabe e sobretudo...gostei dessa do "nosso engenheiro brincar aos comboios":):):)

    Todos deveriam ser punidos conforme dizes e só fico pasma é como os que vão às barras dos tribunais e porque a lei permite, concorrem às autarquias como independentes e ganham as eleições. Será que o Ali Bábá tinha razão? Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão?:)

    A atitude do deputado só prova que há a mais e imensamente incompetentes para não dizer imbecis...

    Gostei imenso deste post:)

    ResponderEliminar
  2. Mas, esta gente é burra ou quê?
    Ontem também fiquei atónota com esta notícia...
    É que 1 fazer e dar resultado, contar a outro e assim sucessivamente até quase todo o hospital ter feito essas operações de "estética" numa clinica privada que nem existe?!
    É de loucos e não cabe na minha cabeça tamanha insanidade!
    Usam as influências hierarquicas para terem lucros fabulosos do Estado e de quem lá trabalha...
    MFCC

    ResponderEliminar
  3. Comprova-se que estamos bem e recomendamo-nos.

    ResponderEliminar
  4. Se este o deputado rouba com tal descaramento à frente das câmaras, do que será ele capaz nos escuros becos da política onde anda metido?

    ResponderEliminar
  5. Está em marcha uma candidatura verdadeiramente revolucionária à presidência da república. Para que ela ganhe dimensão pública suficiente para acordar uma democracia, adormecida nos sofás que estão frente às televisões dos portugueses, é necessário que assines e divulgues, por tudo o que é WEB, a petição "Pata Negra à presidência da República" em http://www.ipetitions.com/petition/patanegra/

    ResponderEliminar