segunda-feira, 10 de maio de 2010

E agora, gostam?!

José Sócrates garante não ter medo de uma eventual onda de contestação social caso o governo tenha mesmo de tomar as medidas que, ao longo do dia de hoje, foram sendo anunciadas como possíveis, por uns, e inevitáveis segundo outros. O primeiro-ministro vai mais longe e relembra que na anterior legislatura teve igualmente de equilibrar as contas públicas e que nem por isso deixou de contar com o apoio da opinião pública.
O problema do engenheiro – e dos portugueses, principalmente – é que a coisa, agora, chia muito mais fino. Ao contrário da outra vez, em que o alvo das decisões mais drásticas foram os funcionários públicos, prevê-se que seja necessário tomar medidas que tocarão a todos. Mesmo aos que se regozijaram com a perda de direitos dos servidores do Estado e com o congelamento das suas remunerações. Agora, caso se confirme o pior cenário, também eles vão ser chamados a dar o seu contributo aos cofres do Estado. Aguardo, com alguma expectativa, a reacção dessa malta que, quando o combate ao défice era problema de outros, aplaudia entusiasticamente a genialidade governativa do Zézito.

8 comentários:

  1. Estas medidas são uma vez mais apenas como REMENDOS OCASIONAIS e daqui a 2/3 anos está tudo na mesma.
    Jamais poderia estar de acordo que os alvos fossem apenas os funcionários públicos e quando toca a apertar o cinto todos o têm de fazer...foi assim na anterior grande crise de 80 a 86, só que não estávamos numa UE.

    Mas não posso deixar de dizer que 50% do PIB é engolido pela máquina do Estado e em vez de aumentarem impostos e o IVA deveriam fazer uma limpeza geral e ver onde é que o Estado gasta mais e acima de tudo QUEM ROUBA MAIS!

    Achas que os privados não dão o seu contributo ao Estado? claro que dão e até com escalões bem diferentes dos f.públicos e aí é que a porca torce o rabo.

    Vitor Constâncio foi pago a peso de ouro, falhou e falhou bem em auditorias que é do conhecimento público...e agora berra do Parlamento Europeu que devem apertar ainda mais???? pois é...outros marmanjos(as) pagos a peso de ouro e que não se entendem!

    Enfim público e privado mais parece a guerra dos sexos lolll

    Um abraço e oxalá que não sejam precisos esses aumentos e que o Zézito tire um coelho da cartola...porque como todas as crises...esta irá passar!

    ResponderEliminar
  2. E assumo tudo o que digo e já disse que gosto imenso deste teu espaço onde focas problemas graves. Já deixei de me intoxicar pelas televisões. Venho aqui para ler as opiniões, e dou a minha, umas vezes concordantes outras discordantes, sempre, mas sempre com educação e respeito e longe de querer ser "a dona da verdade".
    Mas 90& dos blogues não dão resposta a quem comenta não fazendo o fio de back que deveria existir para chegarmos a um patamar próximo ou até no mesmo.
    Em alguns, muito poucos fizeram-me ver por A+B que não era bem assim, eu aprendi, meditei e dei a razão.

    Não faço o jeito só para agradar porque de uma discussão saudável poderá nascer "armas" para enfrentarmos os "nossos medos e preocupações diárias", e igualmente longe da vida privada de quem está por detrás desta tela, onde jamais faço perguntas numa tentativa de descobrir quem são, o que fazem, como são, postura de muita gente, mas jamais a minha.
    Mesmo os comentários moderados, ou letras, com os quais muitos embirram eu respeito totalmente e também não invado os emails com conversas do diz-que-disse-mas-não-disse, porque faço dos blogues que leio um espaço de leitura e ou eventual debate de ideias, mas jamais o faço na capa de Anónimo, o que respeito também se o dono(a) o aceita é porque deve saber quem é.

    Desculpa a minha opinião e sempre que não concordares estás à vontade e tens dois remédios: ou publicas e respondes ou não publicas:)

    Um abraço e agora vou dormir porque tocou a sirene para amanhã do SOS avó! APRE!!!!

    ResponderEliminar
  3. Cá estarei para pagar os meus impostos, assumir e honrar a parte que me toca.
    Quem está mal que se mude, se algum dia achar que é demais ou que não me agrada mudo de vida, ou de país, agora queixumes é que não resolvem nada e eu só vejo é queixume.

    ResponderEliminar
  4. PODERIAM AGORA DEIXAR OS FUNCIONÁRIO PÚBLICOS MAIS BAIXOS (CÂMARAS) EM PAZ E VOLTAREM-SE PARA OS ORDENADOS MAIS CHORUDOS?
    SERÁ QUE É AGORA A MINHA VEZ DE ME DEIXAR RIR OU NÃO?

    ResponderEliminar
  5. O Benfica jamais será campeão europeu sem um «bruxo» como Gutman...

    Portugal jamais sairá da cepa torta enquanto Rouxinol de Bernardim não for pra Belém...

    ResponderEliminar
  6. Portugueses: unam-se todos para derrubar este governo corrupto de aldrabões de uma vez por todas. E vale tudo, quando a falta de respeito por parte desta canalha para com os portugueses é uma realidade que só não vê quem não quer.

    ResponderEliminar
  7. Será mesmo que vai chegar a todos?
    Não vão contornar (outra vez) a "coisa" e sairem ilesos?
    Eis as minhas duvidas!
    A gente já paga a uns bons anitos, agora estes para iniciar...?
    MFCC

    ResponderEliminar
  8. Só uma correcção: estas medidas, leia-se aumento abrangente de impostos, têm efeito a partir de 1 de Julho, início do segundo semestre, portanto, quer chova ou faça sol.

    Quanto ao anónimo que se honra de "cumprir" a sua parte, saiba que sempre cumpri a minha, por isso me é difícil continuar a cumprir enquanto outros, corruptos, incompetentes, clientes e amigalhaços, enchem os bolsos e nada cumprem.

    To be or not to be a complete asshole, that’s the question!

    ResponderEliminar