domingo, 14 de dezembro de 2008

É Linux, estúpido!

Sou utilizador e defensor convicto do software livre. Por isso a notícia publicada no semanário Sol, acerca de uma estudante norte americana que terá sido castigada por distribuir uma versão do sistema operativo Linux numa sala de aula, deixa-me indignado.

Com toda a informação actualmente disponível, parece inacreditável que uma professora universitária não conheça o conceito de software livre e que, a fazer fé no conteúdo da notícia, questione a legitimidade de alguém criar alternativas aos produtos da Microsoft. Pior ainda, a mentecapta criatura considera tal facto como altamente prejudicial para o desenvolvimento das crianças.

A julgar pela quase inexistente divulgação destes produtos acredito que por cá muitos pensem da mesma maneira. Contrariando essa tendência, numa iniciativa louvável que devia ser seguida por outros espaços com idêntica finalidade, a biblioteca municipal de Estremoz tem instalado o Ubuntu num dos computadores de acesso público. Apesar de, provavelmente, ser o mais conhecido e utilizado dos sistemas operativos Linux é confrangedor ver a dificuldade e o desinteresse dos jovens na utilização desse PC. Muitos desconhecem em absoluto a existência de alternativas ao Windows e tem como dado adquirido que todos os computadores terão de ser forçosamente assim. Esperemos que a inclusão do Caixa Mágica no Magalhães contribua para alterar este estado de coisas…

Num país de, até agora, fracos recursos faz-me confusão que se esbanjem rios de dinheiro, público e privado, em licenças de software pago quando existem, para a mesma finalidade, uma vastidão de opções muito mais baratas – muitas totalmente gratuitas – e algumas delas produto do trabalho e da inteligência de desenvolvedores de software portugueses.

2 comentários:

  1. Com o fim de 2008, não deixe de passar pela Rua dos Enforcados:

    http://ruadosenforcados.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Acrescento ainda que uma licensa microsoft de windows e office pode chegar no minimo aos 400€, enquanto uma **"licensa" caixa mágica pode custar 30€, que inclui não o office mas o openoffice.

    **não é uma licensa mas sim o valor de um contrato de suporte, que em caso de algum problema, podemos ligar a caixa mágica para que nos ajudem. tentem ligar a microsoft!!!!

    ResponderEliminar