sábado, 22 de setembro de 2012

Onde pára a equidade?!



O governo vai distribuir vacinas da gripe pelos portugueses com mais de sessenta e cinco anos. Apesar da clara discriminação para com os portugueses de sessenta e quatro anos, parece-me uma decisão acertada. O custo desta vacinação em massa será com certeza bastante elevado mas, ainda assim, é provável que os ganhos decorrentes desta medida profiláctica superem aqueles que resultariam da contracção da doença.
O que já não me parece assim tão bem é que esta súbita generosidade governativa seja atribuída em função da idade e não, como seria de esperar, do rendimento. Poderá, até, tratar-se do grupo de maior risco. Fico, também, satisfeito pela diminuição do número de pessoas que vão andar por aí a tossir e a espirrar para cima de quem está por perto. Mas – e isto não é pretender que eles faleçam por não lhes ser administrada – acho uma indecência e uma ofensa a quem trabalha, que gente com reformas acima daquilo que são os valores do salário médio em Portugal não pague esta vacina. E depois venham para cá com histórias da carochinha acerca dos custos da saúde, da necessidade de austeridade e outras badalhoquices que uns quantos javardolas insistem em nos impingir. Para sermos um país normal bastava-nos RIGOR. Infelizmente poucos sabem o que isso significa.

2 comentários:

  1. Anteontem a minha mãe (com quase 83 anos) foi ao médico e a sua reforma não atinge nem de perto nem de longe o salário médio e o médico receitou-lhe a vacina e não disse o que o descreves e que consta no Portal da Saúde.
    Até deixou de ter a redução na taxa moderadora e é diabética...enfim!
    Como não entrei com ela, não o interroguei e julgo (depois de ter falado com um médico que é meu amigo)... nesta vacina está incluída a gripe A e que virá novamente em força.
    Sinceramente não sei, só sei que eu, e por ordem da minha médica, não a devo apanhar!

    Sinceramente este país está uma trapalhada que só visto...enfim!

    ResponderEliminar
  2. Rigor e bom senso. Os maiores défices do país.

    ResponderEliminar