segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vozes que não chegam muito alto


A julgar pelas opiniões expressas nas caixas de comentários de alguns sítios onde o assunto tem vindo a ser abordado, a redução significativa do número de freguesia agrada claramente a uma imensa maioria de comentadores. São, até, em número bastante considerável os que acreditam que se devia ter coragem e ir mais além, aproveitando a ocasião para acabar igualmente com uma quantidade apreciável de municípios.
Relativamente a esta temática já aqui deixei a minha opinião e, pelo menos nos tempos mais próximos, não voltarei ao assunto. Mas, confesso, desagradam-me a esmagadora dos comentários que acabo de ler. Nomeadamente porque, tenho a certeza, não haverá igual consenso quando chegarmos à fase determinante do processo. Aquela em que o legislador vai, preto no branco, escolher as freguesias que deixarão de o ser. Ou, se for o caso, os municípios a agregar. Aí, acredito, vou ler opiniões tão convictas das suas certezas como as de agora. E a maioria, não me devo enganar muito, manifestando um grau de concordância bastante mais reduzido.

3 comentários:

  1. Eu diria que também concordo com a a redução das freguesias, logo que não seja a minha a desaparecer. Concordo com a redução do funcionalismo público, logo que não comecem por mim. Por vezes somos muito bairristas e egoista pelo bom ou belo mal.

    ResponderEliminar
  2. E quando virem que é a sua querida freguesia que vai ao ar... mudam logo de opinião.

    ResponderEliminar
  3. Manuel Costa9:33 da tarde

    Concordo com a medida e acrescento, mesmo que seja a minha, porque certamente não vou ficar orfão de freguesia. Hei-de ter uma qualquer. Aliás, vou mais longe, em vez de mil, talvez se justificasse eliminar duas mil. Que jeito tem a existência de uma freguesia dentro duma vila com pouco mais de 2 mil habitantes, ex.: Sousel, Fronteira, Alter do Chão, Monforte, etc., ou até mesmo Estremoz com duas freguesias na cidade? Cada vez que é necessário alguma obra de maior monta, lá vai a camara resolver...
    Se eu mandasse, no concelho de Estremoz só ficavam 3: Sta Maria, Arcos e Veiros. Todas as outras eram integradas na que ficasse mais próxima.

    ResponderEliminar