quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O que outros escrevem sobre nós...

O blogue “A nossa terrinha”, num dos últimos posts, publica uma extensa “reportagem” onde a autora manifesta a sua reprovação pela utilização do Rossio Marquês de Pombal como aquilo que considera ser um mega parque de estacionamento e, também, pela profusão de automóveis estacionados nos mais diversos recantos da zona central da cidade. Concordo, quase em pleno, com este ponto de vista. A cidade tem demasiados veículos, estacionados e a circular, sem que se vislumbre, face à sua dimensão e ao reduzido número de habitantes, razão que justifique uma utilização tão massiva do automóvel. Como escrevi em diversas ocasiões os estremocenses perderam o hábito de andar a pé, preferindo usar o carrinho para pequenas deslocações de escassas centenas de metros durante o dia e reservando as caminhadas de quilómetros para o fim do dia ou inicio da noite. Opções.
Relativamente às críticas ao estacionamento no Rossio, promovidas pelo citado blogue, discordo em absoluto. A placa central deve servir para isso mesmo. Constitui uma inegável mais-valia para a cidade a possibilidade de residentes e visitantes disporem de um local que lhes permite o fácil acesso aos serviços, ao comércio e ao lazer, contribuindo dessa forma para trazer mais pessoas ao centro e assim dinamizar – ou pelo menos não deixar morrer – as actividades económicas que aí se desenrolam. Para utilização pela população existem as amplas alamedas laterais onde cabem, se necessário for, todos os habitantes do concelho.
Lamentavelmente no único sitio onde a nossa visitante elogia a possibilidade de estacionar – junto ao Centro de Ciência Viva – é agora proibido fazê-lo. Apesar de alguma incongruência, a sinalização é clara quando ao impedimento de levar o popó para as imediações.

2 comentários:

  1. O "elogio" não era elogio nenhum: era ironia!
    A resposta a este comentário, deixei-o AQUI.

    ResponderEliminar
  2. É bom saber que alguém fala da nossa terrinha...
    Digam bem ou digam mal. mas falem de nós!
    MFCC

    ResponderEliminar