São cada vez mais as vozes que manifestam o seu cepticismo relativamente às teorias catastrofistas acerca do aquecimento global. Há mesmo quem considere que estamos perante um mito sustentado por interesses nem sempre transparentes e que mais não visa do que dar dinheiro a ganhar a muita gente.
Não sei se é assim ou não. Para além de não possuir conhecimentos científicos que me permitam ter uma opinião fundamentada, o assunto não faz parte do meu top ten de preocupações. Até porque, se as previsões mais pessimistas se concretizarem, quando a vida se tornar insustentável no planeta já por cá não andarei e, pelo rumo que o mundo leva, a Terra por essa altura não será, medido pelos padrões da sociedade actual, um lugar agradável para viver.
Sei apenas que está um frio do caraças e que um pouco mais de aquecimento, que nem precisa de ser global basta apenas regional, não fazia mal nenhum mal. Um grau negativo não é temperatura que se apresente. Nem no Alentejo onde estas coisas, mesmo não sendo novidade, não acontecem todos os invernos.
Aqui, na santa terrinha temos mais sorte, porque nunca temos nas áreas habitacionais TC assim tão baixas, as minimas rondam os 14/15ºC (e para nós é frio de rachar) e máximas 20/21ºC (morninho). Só lá para cima, para os picos é que as TC são assim baixas, mas, como lá não vive ninguém...
ResponderEliminarConcordo com o KK quando diz que o "Aqueciemnto Global" é mais um interesse económico dos Jet20 (ou mais...) Para conseguir uns "troquinhos" extra de ajudas, de modo a diminuir o "buraco do ozono" (outro buraco qualquer...). Querem é €!
-1ºC no Alentejo é de facto (quase) um fenómeno!
Se a gente (Sul) está assim, agora imaginem na Escandinávia, com TC a -40ºC...
Agora pergunto:
- É aquecimento global ou arrefecimento global?
O único que posso afirmar (com alguma certeza) é que estamos a viver 1 "tempo" de Altereções Climáticas.
MFCC