terça-feira, 9 de setembro de 2008

Só com um banano!

Com alguma regularidade vão sendo encontrados mais motivos para ficarmos deprimidos. Mas, antes que os muitos admiradores de José Sócrates que frequentam este blogue me comecem a jurar pelas barbas, garanto que desta vez o homem não está envolvido. O que é raro quando o assunto é deprimir os portugueses, diga-se.

O caso é que estudiosos destas coisas do comportamento humano, na ânsia de arranjarem clientes para as suas clinicas e consultórios, não param de inventar “doenças” para os hipocondríacos urbano-depressivos se queixarem.

Depois da recente e risível descoberta de homens que sofrem de depressão pós parto foi agora a vez de alguém diagnosticar a existência de um stress de fim de férias. Parece que é uma espécie de ansiedade, angustia até, que se apodera de quem está a acabar os merecidos dias de repouso anual e fica extremamente desagradado com a perspectiva do regresso ao trabalho.

Embora não seja comum encontrar quem ande por aí exultante e aos saltos de alegria quando o fim das férias se aproxima, parece manifestamente exagerado, abusivo e de muito mau gosto, “ficar doente” pelo facto de estas terminarem e ter de regressar ao emprego. Até pelo respeito que os desempregados nos devem merecer.

2 comentários:

  1. Eu não diria só pelos desempregados mas também por aqueles que possivelmente nunca gozaram férias, por pequenas que fossem, e que estão verdadeiramente doentes, e com doenças graves e sérias. Penso que deveria haver mais respeito pelas doenças reais e não andar a inventar doenças depressivas de fim de férias, coitadinhos, pensar que foram um mês para as Bahamas e agora que regressaram ao trabalho já se encontram com uma doença desta "gravidade". Lamentável e verdadeiramente triste.

    ResponderEliminar
  2. Já o próprio stress eu acho uma fantochada total, e consegue ser hoje uma das maiores causas de justificação para se faltar ao trabalho. Idem aspas a depressão. Compreendo o facto de uma pessoa se ir abaixo no evento de obito de um familiar chegado, e mesmo assim, normalmente essas pessoas são as primeiras a compreender que tem de se andar pá frente, de se seguir a vida, e depois vee-me cromos de todo o lado dizer que sofrem de depressões e precisam de baixas de 6 meses....tudo o que passa para lá do senso comum e do viavel para o lado do ridiculo e inacreditavel (assim como o zé cabra ser musico) é alimentado e "apadrinhado" pela ciencia ou medicina de hoje em dia e espalhado pela comunicação social e injectado na nossa sociedade.
    Só os magnatas não ficam deprimidos com tanto dinheiro e espalham por quem precisa!!

    Ai que stress!

    ResponderEliminar