quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

As favas da crise II (ou três, sei lá!)


Alhos, ervilhas, poejos, coentros, salsa, nabiças, espinafres, favas e a meia dúzia de árvores que vão fazendo por sobreviver no meu quintal, começam a desesperar por uma boa chuvada. A reserva estratégica que armazenei chegou ao fim com o esvaziamento do último recipiente, a água da rede está pela hora da morte e no céu nem uma nuvenzita que prometa chuva. Daí que comece a pensar que escolhi mal a altura para me dedicar a cuidar da terra.
Apesar da seca e do racionamento de água a que têm estado submetidas, as favas da crise ainda apresentam um desenvolvimento bastante aceitável. Mas, a menos que a fezada da ministra da agricultura se concretize, o futuro não augura nada de bom também para estas plantas. O que seria uma pena. É que não gosto - nunca comi - mas tenho andado a preparar-me psicologicamente para a minha primeira refeição envolvendo favas.  

4 comentários:

  1. Estão lindas e bota uma chávena de água em cada pé que é o suficiente até que a fé da ministra traga chuva.

    Aliás amanhã dizem que vai chover.

    Nunca comeste favas? é uma delícia, mas também há pratos portugueses que nunca comi:)

    Fizeste-me rir e foi bom:)

    ResponderEliminar
  2. não há chuva porque ainda ninguém fez a dança da chuva.

    ResponderEliminar
  3. Por vezes as favas (da crise) rebentam na boca...
    Boa favada.
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar
  4. Hummm... favas(sem serem descascadas) estufadinhas com salpicão e uma carne gorda de porco!!
    Até me babo!!

    ResponderEliminar