quarta-feira, 27 de abril de 2011

Metam o estado social no cú grandes filhos da puta!

Estou emocionado. Comovido, mesmo. A defesa do Estado Social – hesito quanto ao uso de maiúsculas mas o meu lado inocente acaba por levar a melhor – deixa-me assim. A protecção dos mais pobres é coisa que mexe comigo. Daí até já ter esquecido que, a bem de quem realmente precisa, deixei de receber abono de família. Ou que, quando insisto em adoecer, tenho de pagar oito euros e quarenta cêntimos por uma consulta no Centro de Saúde cá do sitio. É bem feita. Ninguém me manda ser um alarve dum ricaço,  com filhos, que adoece de vez em quando.
Isso do Estado Social é para os pobrezinhos. Coitadinhos. Como aquele comerciante, com várias lojas espalhadas pela cidade, possuidor de automóveis de gama alta e que - eu vi numa ocasião- deposita uma enorme quantidade de notas em instituições bancárias. Muito justamente receberá abono de família e tem consulta grátis no serviço nacional de saúde. O que é bom. Principalmente para mim que não tive de esperar que o funcionário lhe fizesse o troco. 
Estou inequivocamente rendido às maravilhas do estado social. Ou socialista, sei lá. Após mais um ou outro ajustamento, que certamente não tardarão, desconfio que sou gajo para entrar em êxtase com tão elevado nível de justiça social. Quem sabe se me retirarem mais três ou quatro privilégios – o que para mim não é nada porque os que tenho são incontáveis, para além de escandalosos e injustificáveis - possa contribuir com mais alguma coisinha que melhore ainda mais a qualidade de vida de comerciantes como aquele. Isso é que era!

7 comentários:

  1. Sr. moderador...por favor modere a linguagem!!!

    ResponderEliminar
  2. Kruzes, já me fizeste dar umas enormes gargalhadas!
    Como acho que já nem merecem que chore, mais rir a bom rir!!

    ResponderEliminar
  3. É tempo de acabar com esse abuso. Mas da forma correcta, aos alarves certos.
    Sim, esses que já tem falados (Os reais FILHOS DA PUTA) que se riem da nossa cara e do nosso estado de pobreza cada vez mais carregado!
    Os outros só fazem aquilo que lhes é (Estupidamente) permitido!
    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo e assino por baixo.
    Em Portugal não há Estado Social algum, todo o Estado pelas funções que são inerentes é social. Esta é uma das falácias, socialistas, que nos têm vendido para nos obrigar a pagar cada vez mais impostos.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo, mas há aqui um equivovo que deverá ser esclarecido, porque nunca se sabe se não estão de facto a roubar ainda mais, porque as tabelas que entraram em vigor em Janeiro 2011 são estas:

    A taxa moderadora para uma consulta é de:


    •Hospitais centrais - 4,60 euros
    •Hospitais distritais - 3,10 euros

    •Centros de saúde - 2,25 euros

    Em caso de urgência:

    •Urgência polivalente - 9,60 euros
    •Urgência básica e urgência médico-cirúrgica - 8,60 euros
    •Centros de saúde - 3,80 euros
    confere aqui:

    http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/taxas+moderadoras/taxasmoderadoras.htm

    Como é que pagaste 8,40€ no Centro de Saúde em vez de 3,80€???

    Desculpa lá...mas haviam de se entender comigo, a não ser que exista algo que me esteja a escapar!

    ResponderEliminar
  6. Fatyly

    O Centro de Saúde cá do sitio tem um serviço de urgência básica. Inaugurado pelo Sócrates e tudo isso. Embora a única diferença para o que existia antes seja apenas o preço da consulta...

    ResponderEliminar
  7. Ah ok, é que a nossa "urgência básica" é fora e sem qualquer ligação ao Centro de Saúde (onde funciona também o CATUS), ou seja é uma extensão do Hospital Martins da Fonseca, mais conhecido por Amadora-Sintra!

    Enfim...

    ResponderEliminar