segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia de Rendimentuuuu

A julgar pela clientela que, antes das nove da manhã, se começava a juntar à porta da estação de correios deve ter sido dia de distribuição do “rendimentuuu”. O que significa que esta é uma zona a evitar e um serviço a que, por estes dias, não se deve recorrer. O aglomerado de pessoas, a má educação que evidenciam, o desrespeito pelo espaço e por quem tem o azar de não poder adiar uma ida ao balcão dos CTT assim o aconselham. 
Não tenho nada contra o RSI nem, ainda menos, contra as pessoas que pelas vicissitudes da vida são obrigados a recorrer a esta prestação social. Acredito que muitos dos que o recebem de bom grado trocariam a sua situação de dependência por qualquer outra forma de sustento igualmente digna. Apesar de toda a controvérsia que este apoio tem causado na sociedade portuguesa, que se trata de uma boa medida e que, apesar de todas as entendo dificuldades ou principalmente por causa delas, deve ser mantida. 
O que acho verdadeiramente lamentável é a forma como a sua aplicação foi generalizada. São por demais conhecidas situações, que ultrapassam o absurdo, de pessoas que fazem do RSI uma forma de vida, dos que o recebem sem dele necessitarem e, ainda mais revoltante, dos que ostentam de maneira absolutamente escandalosa os seus sinais exteriores de riqueza, em tom claramente provocatório, quando vão receber um subsidio que não lhes devia ser atribuído. É por estas e por outras que muitos tem dificuldade em acreditar na existência da crise. Apenas um país rico se pode permitir ao luxo de distribuir dinheiro por quem foge do trabalho como o diabo da cruz ou Maomé do toucinho. E, por mais estranho que pareça, por cá distribui-se.

2 comentários:

  1. Estou totalmente de acordo, mas por aqui o "corte" foi valente a muitos dos que falas que passaram a piar de fininho!!!!

    ResponderEliminar