segunda-feira, 27 de julho de 2009

Requalificações

Não sei se existe, terá chegado a existir ou está nos horizontes daqueles que lideram ou se propõem liderar os destinos do concelho, algum projecto para a requalificação de toda a zona envolvente às muralhas de Estremoz. O que quase tenho a certeza, a julgar pelos precedentes a que já nos habituaram, é que mesmo que exista – o projecto, a vontade ou ambas as coisas - as entidades responsáveis por aquilo que chamam a defesa do património dificilmente permitirão a construção de estruturas com a grandiosidade das que foram erigidas nas encostas deste castelo de uma vila do interior beirão.
Provavelmente os entendidos nestas matérias asseguram tratar-se de um crime paisagístico e um atentado ao património histórico edificado. Talvez seja. Afinal eles é que são os conhecedores da verdade absoluta e detentores do bom gosto no que às questões patrimoniais diz respeito. Felizmente de vez em quando alguém os manda passear, ou então apanha-os distraídos, e comete destes crimes que, pasme-se, os comuns mortais não se cansam de aplaudir. Ignorantes!

2 comentários:

  1. deixe a sua opiniao no artigo do lance armstrong, em andrecabaco.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Um dia os que destruiram ou aletraram o que já existia (as famosas requalificações) hão-de ver que afinal cometeram um atrocidade contra a "paisagem" e conta a história.
    Para mim o "certo" seria só "limpar" e reconstruir dentro do contexto histórico, patrimonial e paisagístico, mas sempre mantendo o original
    MFCC

    ResponderEliminar