terça-feira, 21 de julho de 2009

Automóvel eléctrico

Não. Não estou a pensar em comprar, pelo menos nos tempos mais próximos, um automóvel movido a electricidade. Mas lá que acho boa ideia e mais uma excelente iniciativa no âmbito da exploração das energias alternativas e da protecção do ambiente lá isso acho. Também me parece apropriado que a sua aquisição seja financiada pelo Estado, quer através de subsídios ou de benefícios fiscais a quem, particulares ou empresas, demonstre intenção em adquirir um veículo desta natureza.
Embora muito longe de algumas posições mais cépticas que já por aí se fazem ouvir estou, no entanto, ligeiramente apreensivo quanto ao impacto destas medidas. Nomeadamente no Orçamento de Estado e, por via disso, nos bolsos dos portugueses. É que certamente vai ser necessário compensar o aumento das despesas com a atribuição de subsídios bem como a diminuição da receita cobrada pela concessão de benefícios de índole fiscal. Diminuição que se acentuará ainda mais quando os níveis de venda de combustível começarem a baixar, com a consequente quebra nas receitas do iva e do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos. Por mim já tenho até uma ideia de onde o governo é capaz de ir cortar para poder equilibrar as contas. E é isso, precisamente isso, que não me deixa nada tranquilo.

1 comentário:

  1. E não só será que todos nós automobilistas portugueses dispensaremos o luxo das grandes viaturas é a nossa vaidade termos um grande carro ,que por mero acaso tenho um pequeno, falta a mudança de mentalidades .

    ResponderEliminar