sexta-feira, 26 de junho de 2009

"Obrar"

Ainda estou em estado de choque com a notícia de mais um escândalo nacional revelada hoje ao país pela TVI. A intenção do governo avançar com a construção de uma terceira auto estrada a ligar Lisboa e o Porto!!!! Na actual alternativa à A1 circulam, segundo as contas da estação televisiva, o impressionante número de quatrocentas e quarenta viaturas em cada sessenta minutos. Isto em hora de ponta. Perante tão elevado volume de tráfego é preocupante que até agora ainda ninguém se tenha lembrado da urgência de uma nova via que permita descongestionar esta sobrecarregadíssima auto-estrada. Irresponsáveis! Ainda bem que temos um governo que se empenha em nos deixar, e às gerações futuras, verdadeiramente empenhados.
Já em Estremoz, pelo interior da cidade, junto às escolas, centro de saúde e outros equipamentos públicos passam em alguns períodos do dia, mesmo sem ser em hora de ponta, uma quantidade sensivelmente igual de viaturas. Mas nem isso apressa a construção da variante do IP2 à cidade. Verdade se diga que, neste caso, nem toda a culpa é do actual executivo. No entanto, ao contrário da obra anunciada pela TVI, aqui seriam apenas meia dúzia de quilómetros e o encargo para os cofres do Estado representaria apenas umas míseras migalhas do gigantesco bolo que é o anunciado investimento em vias rodoviárias. Tudo razões mais do que suficientes para que esta obra há muito tivesse saído do papel.
Ainda quanto à anunciada terceira ligação Lisboa-Porto por auto-estrada, espero que nos locais por onde está projectada existam muitas casinhas de novos-ricos urbano-deprimidos que detenham algum poder de influência nos corredores dos centros de decisão. Principalmente casinhas daqueles cujas actividades preferidas são contemplar florezinhas a desabrochar e caçar borboletas.

3 comentários:

  1. Já tou a ver que esta auto-estrada vai ser aos Zigue-Zagues.
    Passo a explicar:
    Se tem de passar pelas casinhas dos 'novos ricos urbano-deprimidos', que as têm dispersas pelas vilas/aldeias dos diferentes distritos. A nova auto-estrada vai ter de ser forçozamente aos Zigue-Zagues (Este/Oste, Litoral/Interior) para fazer as ditas ligações e favorcimentos...
    Onde é realmente preciso (de veredas, ruas, estradas e auto estradas) Não as fazem...
    É o país que temos!
    MFCC

    ResponderEliminar
  2. O governo de Sócrates não se importa com o interior, por isso acabou com escolas, centros de saúde, hospitais, postos da GNR e PSP, urgências, maternidades, etc.,etc.
    A este governo apenas interesse o litoral, talvez por aí estar concentrado grande parte dos votos.
    O resto são cantigas...
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar
  3. Mais uma linha TGV de carga e outra de passageiros para ligar as duas cidades. Isto é que é desenvolvimento num país estagnado e sem ideias.

    ResponderEliminar