quinta-feira, 25 de junho de 2009

Minudências

O ex-autarca do Porto, Nuno Cardoso, foi condenado pelo Tribunal a três anos de prisão por ter ordenado o arquivamento de processos de contra-ordenação ao Boavista. Com pena suspensa, claro, que isto não se mete ninguém na cadeia “por dá cá aquela palha” e ainda menos por “toma lá este favor”. À saída, terá manifestado intenção de recorrer da sentença e, bem assim, de regressar à vida política. Exemplar.
Já em Santarém o Tribunal local entendeu não haver matéria para levar a julgamento o ex-presidente da Câmara de Santarém, José Miguel Noras, mandando arquivar o inquérito levantado pelo Ministério Público na sequência de uma auditoria à autarquia ter detectado a existência de pequenas irregularidades. Ou, para ser mais exacto, de presumíveis irregularidades. Mas, ainda assim, pequenas. Nomeadamente a aquisição de moedas, medalhas, relógios e estatuetas, num valor aproximado de cinquenta mil euros, sem facturas ou outros documentos legais de suporte. Para o antigo autarca “a montanha nem um ratito terá chegado a parir”, considerou, referindo-se a todo o cenário maquiavélico que teria envolvido este caso.
Ainda pela capital ribatejana uns quantos meliantes – ou apenas um, mas isso não vem ao caso – furtaram a bicicleta a pedal do actual Presidente da Câmara, Moita Flores, que se encontrava estacionada nas imediações do edifício dos Paços do Concelho. Dado que se tratam de pessoas devidamente integradas socialmente e que o velocípede presidencial acabou por ser recuperado, a autarquia resolveu desistir do processo judicial entretanto instaurado. Fez bem. É que minudências como esta são capazes de atirar o mais honesto dos cidadãos para a cadeia.

2 comentários:

  1. As "penas" (mesmo sem ser aves) suspensas é 1 prática muito corrente no nosso país, desde que envolva "Políticos" (POLI étimo que quer dizer MUITOS).
    Estes, acima referidos "livraram-se" porque "apelam" a advogados "credores" (de favores dos "bons tempos").
    Só o "triste" do autarca da Ponta do Sol (Madeira), António Lobo é que mesmo recorrendo da sentença, lá está (dentro da prisão) a cumprir a sua "pena"!
    Afinal a lei não é igual para todos...
    Até porque "há filhos e enteados" na mesma casa (política)...
    O Moita Flores é ao mesmo tempo autarca e investigador/comentador criminal... (o homem dos 7 ofícios)
    Conhece a psicologia do ladrão (as razões que levaram o dito a usar sem licença o seu velocípede).
    Até porque agora ROUBAR, já não é roubar (já explico): é uma (nova) doença denominada de CLEPTOMANIA!
    Entederam?
    Em casos semelhantes aleguem esta doença... Livram-se de certeza da prisão!
    MFCC

    ResponderEliminar
  2. Para quando prender/enxertar uns juízes que professam estas sentenças?

    ResponderEliminar